Em quase um mês de atividade, a “Operação Verão Paraná”, desencadeada por policiais militares do 9º Batalhão e outras unidades da corporação, realizou a abordagem de 10.996 pessoas, das quais 396 foram presas e 51 apreendidas, de 4.724 veículos, dos quais 16 foram recuperados, além de apreender 12 armas de fogo e emitir 2.035 notificações de trânsito urbano. Os dados correspondem ao período de 20 de dezembro do ano passado até esta quarta-feira (17/01/2013) e constam do relatório acumulado da “Operação Verão Paraná” 2012/2013.“

Quase 30 dias de muito trabalho e intensa dedicação, e cujos resultados obtidos até aqui fazem desta “Operação Verão Paraná” um sucesso absoluto, demonstrando, assim, a capacidade operacional e de planejamento de todos os órgãos da Secretaria de Estado da Segurança Pública [SESP], especialmente no desempenho em ações de grande porte”, avalia o Secretário de Estado da Segurança Pública, Cid Vasques, que participou da reunião de trabalho da Operação Verão Paraná, realizada na manhã desta sexta-feira (18/01) em Matinhos, litoral do Estado.

Para o Comandante-Geral da Polícia Militar em exercício, coronel Cesar Alberto Souza, que presidiu a reunião, “a integração com as demais polícias, com o Judiciário e com o Ministério Público tem feito com que o complexo sistema de Segurança Pública funcione bem, principalmente na proteção aos moradores e veranistas”. “A Polícia Militar vem realizando uma das melhores operações Verão de todos os tempos, apesar do aumento de afluxo de pessoas em aproximadamente 30%”, completa Cesar.

Para o coronel, alguns fatores são importantes para este sucesso: “A Valorização dos policiais, com o reajuste no valor das diárias, novos equipamentos e novas viaturas proporcionadas pelo governo Beto Richa, trazem tranquilidade para o trabalho policial e já estamos preparando a segunda fase da operação Verão, com a intensificação do policiamento para o Carnaval 2013”, ressalta o Comandante-Geral da Polícia Militar em exercício.

DADOS – Segundo estimativa do IBGE, 1.483.671 pessoas passaram a virada de ano no litoral, entre população residente e flutuante. Agora a população visitante é de 783.531. Ainda segundo o relatório da PM, desde o início da “Operação Verão Paraná” desta temporada, foram registrados 2.928 de ocorrências, entre eles 479 de perturbação do sossego e 44 tranquilidade.

“Há uma diferença básica entre perturbação do sossego e da tranquilidade: a primeira é quando o barulho incomoda um grande público ao mesmo tempo, e a segunda é quando incomoda uma, ou um pequeno grupo, em específico”, explica. Para estas infrações, a PM está realizando a “Patrulha do Sossego”, que pode apreender os equipamentos daqueles que estiverem cometendo a infração.

As ações, realizadas em todo o litoral pelo policiamento ostensivo, resultaram também na apreensão de 6253 gramas de maconha, 81 gramas de cocaína e 940 pedras de crack. “O resultado é extremamente positivo e se deve ao policiamento preventivo intenso feito pela Polícia Militar em toda a Costa Leste”, garante o coronel Flávio José Correia, Comandante do 9º Batalhão da PM e Coordenador Operacional da “Operação Verão Paraná” 2012/2013.

CRIMES AMBIENTAIS – O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) registrou, até agora, 29 ocorrências por poluição, 169 por crime contra flora, 92 por crime contra fauna e 64 por pesca ilegal.

BOMBEIROS – As equipes de guarda-vidas do Corpo de Bombeiros registraram um total de 23.785 advertências, 496 salvamentos e três óbitos.

Desde o início da “Operação Verão Paraná” 2012/2013 estão sendo utilizadas pulseirinhas de identificação, que são distribuídas na praia ou podem ser encontradas nos módulos da Polícia Militar no litoral. Desde o dia 20 de dezembro, foram distribuídas 11.306 pulseirinhas, no período da manhã, tarde e noite pela Polícia Militar, além do Corpo de Bombeiros, que tradicionalmente já realiza este trabalho.

RODOVIÁRIA – Os policiais militares do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), realizaram, até agora, 12.556 abordagens a veículos, sendo emitidas 4.583 atuações. Foram registradas 7.184 ocorrências por excesso de velocidade, 26 por infração de embriaguez (Art. 165) e nove por crime de embriaguez (Art. 306). No total foram 108 acidentes com 56 feridos e dois mortos.