Moradores de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, estão em alerta após uma série de tentativas de extorsão envolvendo o uso indevido dos nomes de profissionais da segurança pública do município.

guarda-municipal-acionada-furto-barracao-sjp
Foto: Reprodução/ Instagram – GM SJP

Criminosos têm feito ligações telefônicas ameaçando comerciantes e famílias e exigindo o pagamento de valores em dinheiro, sob pena de ataques e represálias.

Entre os nomes utilizados pelos golpistas está o do guarda municipal Jacomel, bastante conhecido na cidade. Segundo ele, trata-se de uma ação criminosa de estelionato.

“Trata-se de um crime de estelionato, onde os golpistas utilizam nomes de autoridades e figuras públicas. Nesta situação, usaram o meu nome. Eles ligaram para as vítimas e cobraram dinheiro. Também citaram o nome do delegado Fábio Machado. Os criminosos pedem PIX, mandam fotos de armas para intimidar as vítimas e tornam o golpe muito real”, explicou Jacomel, em entrevista à Ric RECORD.

O guarda municipal contou ainda que, após a circulação das ligações, recebeu diversas mensagens em suas redes sociais de moradores assustados. Em um dos casos relatados, uma das vítimas chegou a transferir R$ 13 mil acreditando que a ameaça era verdadeira.

“Logo após essas ligações, comecei a receber muitas mensagens de pessoas preocupadas. Uma delas me informou que o pai havia feito um PIX de R$ 13 mil”, relatou o agente.

De acordo com as autoridades locais, os criminosos geralmente não são da cidade e agem de forma organizada, utilizando informações pessoais das vítimas para tornar o golpe mais convincente.

A Guarda Municipal e a Polícia Civil reforçam que quem receber esse tipo de ligação deve interromper o contato e procurar as autoridades.