Um golpe cada vez mais comum voltou a fazer uma vítima em Curitiba — e o Procon-PR acendeu o alerta. Nesta quinta-feira (16), a coordenadora do órgão, Cláudia Silvano, revelou que um consumidor teve um prejuízo de quase R$ 10 mil após cair no “golpe da troca do cartão” durante uma compra.

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Golpe da troca de cartão motiva alerta do Procon-PR. Foto: Ilustrativa.

Conforme o relato de Cláudia, o homem, vítima do golpe, procurou o Procon-PR para pedir ajuda após o prejuízo.

“Ele foi fazer uma compra e pagou com um cartão. Entregou o cartão na mão da pessoa que estava com a maquineta. Resumo: o cartão dele foi trocado por outro. Entregaram outro cartão igual ao dele, ele levou embora, não viu na hora, enfim, um prejuízo de quase R$ 10 mil”

contou Claudia Silvano, coordenadora do Procon-PR.

Veja o vídeo:

Alerta

Segundo ela, o golpe acontece de forma rápida e quase imperceptível. O consumidor entrega o cartão ao atendente, que aproveita a distração para trocá-lo por outro visualmente idêntico. Quando a vítima percebe, os criminosos já fizeram várias transações indevidas.

Claudia alertou que a principal forma de evitar o golpe é nunca entregar o cartão a ninguém.

“Evite entregar o seu cartão na mão de quem quer que seja. Você coloca o seu cartão na maquineta, você tira o cartão da maquineta, ou se você utilizar a função por aproximação, você não precisa entregar o cartão na mão de ninguém”

alertou.
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Claudia Silvano mostrou o próprio cartão para alertar as pessoas. Foto: Reprodução/Instagram Claudia Silvano.

Adesivo no cartão

A coordenadora também compartilhou uma dica simples, mas eficiente, para dificultar a ação dos golpistas: colocar uma etiqueta ou marca no cartão.

“Você pode também se proteger, fazendo o que nem eu fiz. Eu coloquei uma etiqueta no meu cartão. Isso dificulta a ação dos fraudadores. Por quê? Porque entre um cartão que não tenha nenhuma marcação e um cartão que tem uma marcação como essa, claro que o fraudador vai escolher o mais fácil”.

O Procon-PR reforça que, diante de qualquer movimentação suspeita, o consumidor deve bloquear imediatamente o cartão e registrar boletim de ocorrência com a Polícia Civil. Nunca entregue o seu cartão a estranhos.