Pelo menos três funcionários do Cemitério Municipal Jardim Independência, em Araucária, na região metropolitana de Curitiba, foram afastados após gravarem um vídeo durante a exumação de um corpo na quarta-feira (29). As imagens vieram a público dois dias após o registro, no dia 31.

No vídeo, os funcionários aparecem rindo e posando ao lado do caixão aberto, e um deles chega a erguer o cadáver. “É igual ao Gordo”, brinca o homem que filma a ação.

Funcionários de cemitério de Araucária gravam exumação de corpo e são afastados
Foto: Reprodução/Redes sociais

O vídeo viralizou após uma mulher publicar em seu perfil do Facebook um questionamento sobre a atitude dos homens. “Até quando vamos sofrer esse tipo de desrespeito? Nem após a morte temos descanso”, escreveu.

Em nota, a Prefeitura de Araucária disse ter recebido o vídeo com indignação e que os funcionários agiram com uma “postura inadequada e insensível”. A Secretaria de Meio Ambiente (SMMA) entrou em contato com a empresa responsável pelos trabalhadores para que tomasse as devidas providências, diz a nota.

“De acordo com a empresa, o ato mostrado no vídeo foi “muito grave” e os funcionários que aparecem no vídeo foram afastados e deverão ser demitidos por justa causa. A empresa ainda respondeu à SMMA que será registrado um boletim de ocorrência na Polícia Civil e que o funcionário que gravou o vídeo também será responsabilizado”, afirmou a administração do município.

Eles podem responder por vilipêndio de cadáver, crime contra o respeito aos mortos, previsto no artigo 212 do Código Penal Brasileiro. A Banda B procurou a Polícia Civil para obter informações sobre uma possível investigação, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.