Uma operação conjunta entre a Polícia Federal e o Batalhão de Policiamento de Fronteira da Polícia Militar (BPFron) terminou de forma dramática para os traficantes nesta segunda-feira (6) em Cascavel, no Oeste do Paraná. Mais de uma tonelada de maconha, 40 kg de maconha capulho e um fuzil calibre 556 foram apreendidos.

Segundo os detalhes divulgados pelo delegado Rodrigo Martins e pelo tenente Voltolini em entrevista coletiva, a ação começou após denúncias sobre um veículo suspeito transportando entorpecentes pela região. Quando a equipe tentou abordar o carro, o motorista iniciou uma fuga de tirar o fôlego pelas rodovias da cidade.
“Foi um trabalho conjunto, permanente, da Polícia Federal aqui na fronteira, acompanhamento… Com informações de inteligência, nós tivemos a informação de que teria esse veículo com drogas. Daí a nossa equipe, junto com o BPFron, saímos em conjunto. O veículo, aparentemente, sofreu uma perseguição, sim, tentou uma fuga… Ao final de tudo, conseguimos pegar o veículo, com uma tonelada de maconha, fuzil, rádio e 40 kg de capulho, uma substância diferenciada da maconha”
relatou o delegado Rodrigo Martins.
As informações são do portal CGN, parceiro da Banda B. Durante a tentativa de abordagem, o motorista colocou a vida dos policiais em risco, avançando com o carro em direção à equipe.
Foram disparados tiros nos pneus, que conseguiram reduzir a velocidade do veículo, mas a perseguição só terminou alguns quilômetros depois, quando o automóvel parou em meio a plantações próximas a uma granja. O suspeito, um jovem de aproximadamente 20 anos, foi detido no local.

Esquema de tráfico
A operação também revelou o esquema de organização do tráfico. Outros veículos armados davam apoio à quadrilha, inclusive um Palio vermelho abandonado no Bairro Country, possivelmente usado como batedor.
“Sim, com certeza ele fazia parte da quadrilha, seja como um batedor avançado ou a retaguarda. Mas é uma quadrilha organizada que estava passando por Cascavel. Graças às ações da Polícia Federal e do BPFron, conseguimos interceptar isso e agora está apreendido”
completou o delegado.
O prejuízo estimado ao tráfico com a apreensão chega a R$ 4,8 milhões, considerando apenas os entorpecentes. Além das drogas, os agentes encontraram rádios de comunicação e um fuzil calibre 556, utilizados para garantir a segurança do transporte.
Veja o vídeo do portal CGN:
A operação foi destacada como um exemplo de integração entre forças de segurança e eficiência em ações de combate ao tráfico de drogas na região de fronteira.
“A equipe do BPFron fez o desembarque mais à frente para tentar fazer essa abordagem inicial. O motorista não parou, avançou com o carro contra a equipe, já tentando contra a vida deles. Realmente ele só estava passando, porque ia passar por Cascavel, possivelmente para fazer a troca com os motoristas aqui”
explicou o tenente Voltolini.
A perseguição, descrita por autoridades como “cinematográfica”, impressionou pela ousadia do criminoso e pelo risco enfrentado pelos policiais, mas terminou com o desmantelamento de uma operação complexa de tráfico, garantindo a prisão do suspeito e a apreensão do armamento e das drogas.