Uma organização criminosa envolvida em fraudes de financiamento de veículos foi alvo de uma operação da Polícia Federal (PF), na manhã desta sexta-feira (28), em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba (PR). A ação também ocorreu simultaneamente em Florianópolis, capital de Santa Catarina.

A Operação Graecum Donum, diz a PF, “visa desmantelar uma suposta estrutura criminosa envolvida em fraudes de financiamento de veículos, causando prejuízos ao Sistema Financeiro Nacional”. A operação envolveu 12 policiais e cumpriu mandados de busca e apreensão.

Quadrilha suspeita de fraudar financiamento de veículos após presentar vítimas é alvo de operação da PF
Criminosos tiravam fotos das vítimas ao entregarem presentes de aniversário e as usavam para validar contratos – Foto: Divulgação/PF

Segundo a polícia, a investigação começou após um banco relatar prejuízos devido a financiamentos fraudulentos feitos por uma empresa em Curitiba, que firmou 12 contratos baseados em compras fictícias de veículos, usando dados de terceiros.

Para validar os contratos, os criminosos tiravam fotos das vítimas no momento em que entregavam a elas presentes de aniversário.

A operação destacou a sofisticação do esquema e a importância de cautela ao compartilhar informações pessoais.

As pessoas, ao receber presentes, tiveram seus dados usados fraudulentamente. Os crimes investigados incluem associação criminosa e fraude em financiamentos, com penas de até 16 anos de prisão.

A Polícia Federal continua investigando para identificar todos os envolvidos.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Quadrilha suspeita de fraudar financiamento de veículos após presentar vítimas é alvo de operação da PF

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.