Uma fiscalização do Conselho Regional de Farmácia do Paraná vasculhou sete farmácias de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), na manhã desta segunda-feira (16). Foram apreendidos medicamentos que eram vendidos sem receita e alguns, inclusive, fora do prazo de validade. 

Tayná Falquievicz, que é gerente de fiscalização do Conselho de Farmácia, destaca que a operação aconteceu após várias denúncias.

“O Conselho Regional de Farmácia recebeu várias denúncias no canal da Ouvidoria, e essas denúncias envolviam comercialização de medicamentos controlados sem receituário médico, presença de medicamentos vencidos. Essas denúncias, então, foram encaminhadas para a Polícia Civil, que organizou essa ação”

Segundo a representante do Conselho, o papel da fiscalização do Conselho é monitorar a atividade do profissional farmacêutico, por isso atuou em conjunto com a polícia. A representante ainda deu detalhes do que foi apreendido.

“É responsabilidade do profissional cuidar do registro, do controle dessas substâncias. Nós encontramos medicamentos vencidos, medicamentos controlados sendo comercializados sem receituário médico, fora do sistema de controle da farmácia, medicamentos sem origem, provenientes do Paraguai, e medicamentos controlados. A maioria desses medicamentos são controlados, são psicotrópicos, então eles agem no sistema nervoso central e podem causar dependência, além de outros efeitos adversos, então eles só podem ser comercializados com o receituário médico”. 

Os medicamentos foram encaminhados à Delegacia de São José dos Pinhais e serão descartados.

fiscalizacao-farmacias-sao-jose-dos-pinhais-denuncia-6
Foto: São José Alerta/Colaboração.