Divulgação

 

A cidade de Fazenda Rio Grande, na região metropolitana de Curitiba, completa nesta quinta-feira (30) a marca de 83 dias sem nenhum registro de assassinato. Com uma população estimada em 100 mil habitantes, o município já chegou a ser um dos mais violentos do país, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em 2013, a cidade ocupou o 227° lugar no ranking nacional da violência e o 15° no estadual, com uma média de 43,80 homicídios para cada grupo de 100 mil habitantes – contra 26,99 da média nacional. Mas, há cerca de três meses, esses números caíram drasticamente.

Para o tenente Pedro Henrique de Jesus Prado, comandante da 6ª Companhia da Polícia Militar, as operações em conjunto com a Guarda Municipal auxiliaram na redução dos casos de assassinatos no município. “Nós aproveitamos esses momentos para realizar policiamento preventivo e ostensivo, fiscalização de trânsito, abordagem a estabelecimentos comerciais e no transporte público. Além disso, o endurecimento a situações criminais, principalmente o encaminhamento de pessoas por uso de entorpecentes ou tráfico de drogas pode ter influenciado diretamente nesses números”, comentou ele em entrevista à Banda B.

Furtos e roubos

Segundo o capitão João Rodrigues Feitosa, secretário de Defesa Social do município, as ações das forças de segurança também foram decisivas para combater, além dos homicídios, casos de furtos e roubos. “Antes, nós tínhamos três viaturas. Agora são nove equipes diariamente, com operações voltadas para a área central e bairros mais distantes. Com isso, a Polícia Militar registrou a diminuição de ocorrências pelo 190 e realizou o patrulhamento preventivo de forma mais enérgica. O resultado de tudo isso foi uma redução de 30% dos roubos e de 20% nos furtos”, afirmou.

A Polícia Civil acredita que, junto com as prisões em flagrante e o policiamento preventivo, as investigações também são responsáveis pela marca dos 83 dias sem nenhum assassinato, como explicou a delegada Gislaine Ortega Pineda. “Esse é o fruto do excelente trabalho das forças de segurança pública, da Guarda Municipal, Polícia Militar e Civil. Nós registramos também um saldo bem positivo no que diz respeito às elucidações dos casos de homicídios, o que acaba desestimulando o crime e passa maior segurança à população”, concluiu.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Fazenda Rio Grande está há mais de 80 dias sem assassinatos

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.