Um homem, que não teve a identidade revelada, mantém duas pessoas reféns em uma casa, na tarde desta quarta-feira (4), em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba (PR). A Banda B conversou com exclusividade com o suspeito. As vítimas seriam pai e filha.
Vídeo gravado pelo repórter da Banda B Marcelo Borges mostra a conversa entre ele e o suspeito, que exigiu a presença de jornalistas no local do crime. A Banda B foi o primeiro veículo de imprensa a chegar no endereço – Avenida Uirapuru, no Jardim Claudia.
De acordo com Borges, policiais militares faziam buscas pelo suspeito no momento em que ele entrou em uma casa aleatória e rendeu um idoso, de 94 anos, e a filha dele. As vítimas usaram um celular para ligar para uma parente delas e explicar o que estava acontecendo.
Durante a ligação, o criminoso exigiu a presença dos repórteres. “Essa parente chegou com o celular e a ligação em andamento me pedindo ajuda como repórter. Eu entrei em contato, falei com o sequestrador. Ele estava fugindo dos policiais e está armado com uma pistola. Eu levei essa familiar até os policiais do Bope [Batalhão de Operações Policiais Especiais], que a levaram para outro lugar para iniciar as negociações”, explicou o jornalista Marcelo Borges.
O suspeito que faz pai e filha reféns seria chefe de um esquema de tráfico de drogas na região. Além disso, ele seria alvo de dois mandados de prisão e era considerado foragido.
A reportagem apurou que a esposa do suspeito chegou ao local por volta das 14h45.
Veja abaixo parte do diálogo entre o sequestrador e o repórter:
— Suspeito: Eles vão tentar me matar. [As vítimas] estão bem, mas não tenho nada a perder, né?
— Mulher refém: meu pai tem 94 anos.
— Suspeito: Eu já dei um tiro nele…
— Repórter: Só não faça nada com elas… Só vai piorar sua situação!
— Suspeito: Eu só quero sair daqui em segurança. Eu quero que venha meu advogado, o doutor Amadeu. Preciso falar com um familiar meu.
— Repórter: Se a polícia autorizar minha presença como repórter, você conversa comigo e se entrega?
— Suspeito: Não… eu vou ficar conversando com você. Quando eu tiver todas as minhas seguranças que eu exigi…
Durante entrevista, uma neta do idoso que é feito refém afirmou que ele completou 94 anos há pouco tempo e perdeu uma filha recentemente.
“Ele nunca precisou passar por isso. Tem filhos policiais, é honesto. E aí vagabundo entrar na casa… Coitado!”, disse ela, que preferiu não se identificar.
*A Banda B optou por divulgar o vídeo da conversa entre o suspeito e o repórter a fim de colaborar com a libertação dos reféns. O veículo ainda enfatiza que a divulgação das imagens ocorreu depois do início da negociações entre a polícia e o suspeito.
Processo de rendição
O secretário de Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira, explicou que o processo de rendição do suspeito está sendo feito ao longo da tarde. Uma das condições pedidas pelo homem é a presença de um advogado.
Ele tem dois mandados de prisão, está com a tornozeleira rompida, mas ele pede um advogado. Neste momento, posso dizer que os reféns estão bem e com saúde. Os policiais que estão negociando tentam acalmar a todos. Presumo que, em breve, a ocorrência seja encerrada.
Hudson Leôncio Teixeira, secretário de Segurança Pública do Paraná.
Ele chegou a dizer que a viatura da RONE foi atingida por tiros.
Por sorte, ela [viatura] é blindada. Ele está em posse de uma pistola e está fazendo estas pessoas como refém (pai e filha). A polícia tentou abordá-lo, por conta de uma denúncia ligada ao tráfico, mas ele, se vendo cercado, entrou nesta casa.
Hudson Leôncio Teixeira, secretário de Segurança Pública do Paraná.
A polícia está com várias viaturas de área, apoio da Guarda Municipal de (GM) Pinhais e policiais do BOPE e RONE, que gerenciam o caso e patrulham a região, respectivamente.