Por Luiz Henrique de Oliveira e Flávia Barros

Um estelionatário foi preso em flagrante no momento em que pagava a conta de um hotel, no Centro de Curitiba, com um cartão de crédito no nome de outra pessoa, na manhã desta terça-feira (7). André Lucena Suarez, de 41 anos, foi autuado em flagrante por estelionato, falsificação de documento, falsidade ideológica e também lavagem de dinheiro. Com ele, foram encontrados cartões de crédito e débito em nome de outras pessoas, além de documentos falsos e R$ 70 mil em dinheiro.

Polícia encontrou R$ 70 mil em dinheiro com o suspeito (Foto: Flávia Barros – Banda B)

O delegado Rodrigo Brown de Oliveria, do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), disse que o suspeito já havia sido preso em 2012, mas não aprendeu nada. “Ele prosseguiu na vida criminosa. Hoje ele fez um pagamento de cartão no nome do terceiro e foi feita a prisão. Com o suspeito, foram apreendidos vários produtos de estelionato, como cartões falsos e também uma máquina de contar dinheiro”, descreveu à Banda B.

Ainda de acordo com o delegado, o modo de agir do estelionatário era sempre o mesmo. “O modo de operar dele era obter dados de pessoas físicas com o nome limpo, falsificar documentos, abrir uma microempresa e fraudas os registros contábeis da empresa, dando impressão de ter um capital de giro, para conseguir um empréstimo. Então ele abria uma conta, tinha o crédito aprovado e fazia o saque do limite, sumindo em seguida”, explicou.

Por fim, o delegado destacou que outros envolvidos podem ser presos. “É preciso saber se os funcionários das instituições bancárias não faziam vistas grossas para a fraude, além de outras pessoas que ajudavam na obtenção de identidades falsas”, concluiu.

O suspeito permanece preso à disposição da Justiça. Quem tiver sido vítima dele, pode entrar em contato com o Cope pelo telefone: 32172900