O afastamento dos dois policiais flagrados agredindo um homem em Curitiba foi solicitado nesta terça-feira (24). As agressões aconteceram no domingo (22), no bairro Parolin. A denúncia foi feita na segunda-feira (23) pelo portal Banda B que obteve vídeos que mostravam os policiais agredindo o homem antes de colocá-lo em uma viatura. Veja os vídeos abaixo.

policiais-militares-flagrados-agredindo-homem-parolin
Fotos: Reprodução.

O pedido foi feito pelos Núcleos da Política Criminal e da Execução Penal e do Núcleo e a Cidadania e Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR), que encaminharam a solicitação à Corregedoria-geral da Polícia Militar do Paraná. 

Segundo a DPE-PR, o pedido foi enviado nesta terça-feira e “é motivado pela necessidade da adequada investigação para apuração das eventuais condutas, conforme legislação pertinente”.

Em nota, a Defensoria também informou que oficiou o Ministério Público do Paraná (MP-PR) para fins de análise acerca da abertura de investigação criminal para apuração das condutas e eventual responsabilização dos policiais.

Caso de agressão policial

A denúncia sobre o caso de agressão policial no Parolin chegou à Banda B, que confirmou as informações com a Polícia Militar.

Nas imagens, em um primeiro vídeo, é possível ver os dois policiais militares agredindo com diversos socos e chutes um rapaz enquanto tentam fechar o camburão. 

Veja o primeiro vídeo, das agressões:

O homem tentou resistir às agressões, porém os servidores conseguiram fechar o porta-malas da viatura. Segundo moradores, os policiais levaram o indivíduo para local desconhecido. 

Após a publicação dos vídeos, novas imagens obtidas pela Banda B mostravam o momento em que a vítima das agressões é arrastada para dentro de um hospital da capital paranaense.

Veja o segundo vídeo, no hospital:

O que disse a PM?

A reportagem procurou a Polícia Militar sobre o pedido de afastamento feito pela Defensoria. Como resposta, a assessoria de comunicação informou que não tem informações sobre o assunto.

Sobre as agressões, a PM informou que as imagens apontam para “indícios de irregularidades” cometidos pelos agentes e que o conteúdo foi repassado à corregedoria da corporação. Além disso, diz que o caso será apurado após a identificação dos policiais.

Veja a nota na íntegra:

“A Polícia Militar do Paraná (PMPR) tomou conhecimento de um vídeo contendo imagens com indícios de irregularidades cometidas por policiais militares durante uma abordagem policial no bairro Parolin, em Curitiba, ocorrida no domingo (22/09), por volta das 23 horas. 

Preliminarmente, as imagens foram repassadas à Corregedoria-Geral para a identificação dos policiais militares envolvidos na ação, bem como apuração mediante processo ou procedimento administrativo adequado, com vistas a elucidar as circunstâncias do ocorrido, respeitando o devido processo legal, o contraditório e a ampla defesa previstos na Constituição Federal de 1988. 

A PMPR reafirma seu compromisso com os direitos humanos, e repudia veementemente qualquer comportamento contrário a esses princípios.”