Foto: Reprodução Google Street View

 

Um boato de ataque contra a Escola Municipal CAIC Bairro Novo, em Curitiba, assustou pais e deixou a Guarda Municipal em alerta na manhã desta terça-feira (26). De acordo com informações que chegaram à Banda B no começo da tarde, a ameaça começou a circular nas redes sociais e descrevia um possível ataque no horário de saída da manhã dos alunos.

À Banda B, uma familiar relatou que pessoas chegaram a ligar para pedir “cuidado” à direção. Como a mensagem viralizou na comunidade, vários pais entraram em contato com a escola para questionar se precisariam buscar os filhos.

Diante da mensagem, porém, a Secretaria Municipal da Educação informou que as aulas foram realizadas normalmente no CAIC Bairro Novo. “A escola acionou a Guarda Municipal, que atendeu a solicitação e foi à unidade pela manhã para garantir a segurança da comunidade escolar. O Núcleo Regional da Educação do Bairro Novo também esteve no local”, informou a administração municipal.

Conhecer Para Prevenir

Em nota enviada à reportagem, a Prefeitura de Curitiba informou que as escolas da rede municipal estão preparadas para realizar medidas de segurança caso necessário, por meio do Conhecer Para Prevenir (CPP).

“O Conhecer para Prevenir é desenvolvido pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, numa parceria entre as Secretarias da Defesa Social e da Educação. O programa está implantado em todas as 404 unidades escolares da rede municipal de ensino, para instruir e preparar estudantes, professores, funcionários e pais como devem agir em casos de acidentes ou eventos que envolvam abandono do prédio, incêndios ou inundações, por exemplo. Também orienta para a necessidade de permanência na unidade como em caso de tiroteios, invasões e outras situações de emergência. Periodicamente os estudantes e professores participam de treinamentos e simulados. Cada escola e Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) participa de, no mínimo, um simulado de abandono geral por semestre”, informa a nota.