Ao contrário da costumeira cerimônia que era realizada anualmente para comemorar a criação da unidade de elite da Polícia Militar do Paraná, o Batalhão de Operações Especiais (Bope) se reinventou e fará a solenidade de 10 anos de existência através de uma live no Instagram. A transmissão acontecerá nesta terça-feira (27), a partir das 10h.

De acordo com o sargento Beckert, do Bope, as mudanças em relação ao formato da comemoração ocorre por causa da pandemia do novo coronavírus. “Estamos preocupados com a segurança da população e dos próprios militares, por isso a solenidade será feita em um molde diferente”, disse.

Foto: Reprodução/Instagram

Formado por seis subunidades, o Bope, além de completar 10 anos de criação, formaliza 44 anos de história.

O Batalhão de Operações Especiais nasceu na Companhia de Operações Especiais, em 27 de outubro de 1964. Três anos depois, em 1967, passou a ter sua própria estrutura e recebeu o nome de Corpo de Operações Especiais (COE). Em 1976, se transformou em Polícia de Choque. Já em outubro de 2010, foi criado o Bope, através do decreto governamental 8.627.

Becket afirmou à Banda B que ainda assim militares receberão medalhas, como homenagem, e destacou que cada companhia que faz parte do Bope fará uma apresentação. “Não haverá desfile, mas será uma cerimônia muito breve, justamente por conta da segurança”, explicou.