Moradores do bairro Prado Velho, em Curitiba, estão desesperados com as ações de bandidos que invadem prédios para furtar. Na madrugada desta quarta-feira (8), uma dupla invadiu um prédio na Rua Cyro Vellozo e levou duas bicicletas. A ação foi registrada por câmeras de segurança e, segundo os moradores, já foram várias as invasões. Veja o vídeo abaixo.

Foto: Reprodução/Câmera de Segurança.

Um dos moradores contou à Banda B que os bandidos agem sempre da mesma forma: mesmo com reforço na segurança, arrombam portões.

“Estouraram três portões, entraram no prédio, desceram para a garagem e levaram duas bicicletas. Um mês atrás já tinham estourado o portão e levado duas. Nós reforçamos o portão, agora entraram pelo portão de pedestres. Dessa vez não eram os mesmos de antes, eram outros”. 

contou um morador, que preferiu não ser identificado

No caso desta madrugada, o prejuízo foi alto. Os moradores já não sabem nem o que fazer para resolver a situação.

“São bicicletas caras, mulher comprou fazia um mês que tinha comprado, pagou R$ 5 mil em duas bicicletas para os filhos irem para a escola. Chamamos um latoeiro para vir e reforçar os portões. Pusemos segurança monitorada e vamos por câmera que liga direto com a central para reforçar mais, mas não tem o que fazer”. 

comentou o morador, que preferiu não ser identificado

Ladrões profissionais

Em todas as ações registradas foi possível ver que os bandidos sabem o que estão fazendo. Forçam os portões até que conseguem invadir os prédios. 

“Nada impede a ação. Eles entram, pulam e têm uma mobilidade muito boa para fazer isso. Levam tudo, arrebentam e não tem o que fazer”. 

desabafou outro morador, que é comerciante e pediu para não ser identificado

Além de bicicletas, também já foram registrados furtos de cabos e outros objetos. O comerciante avalia que os bandidos são “ladrões profissionais”.

“O que tiver eles levam. Forçam o portão, ficam experimentando se está aberto, se está fechado, pulam e não querem nem saber. São profissionais mesmo, não adianta”. 

contou outro morador, que é comerciante e pediu para não ser identificado
Foto: Reprodução/Câmera de Segurança.

Patrulhamento

Segundo quem vive na região, a Polícia Militar (PM) sempre vem quando é chamada, mas os próprios policiais reconhecem que faltam equipes.

“A polícia trabalha direito com a gente, vieram, fizeram tudo certinho. Mas disseram que está faltando polícia e por isso não têm vencido dar conta dos roubos que estão acontecendo”. 

disse um dos moradores

Os moradores dizem que a região recebe patrulhamento, mas os bandidos confundem os policiais. 

“A polícia passa, mas é muito pouco, passa rápido, não adianta. E não pegam porque a gente tá vendo na rua a polícia passando, a característica deles é mochila nas costas, nem sempre dá para perceber que são os ladrões”.

comentou o outro morador
Foto: Reprodução/Câmera de Segurança.

O que disse a PM?

Procurada, a Polícia Militar informou que atua diuturnamente para combater a criminalidade na região, assim como em todo o Paraná, “realizando policiamento preventivo e repressivo, seguindo o planejamento orientado por análises criminais, baseado em estatísticas e informações colhidas junto à própria comunidade, quando participativa”.

A PM reforça que é importante a participação da população através do telefone 190 ou do Aplicativo APP190 PR, sempre que notar a presença de pessoas em atitude suspeita e também para registro dos crimes para fins de estatística e aplicação das equipes policiais em locais críticos.

Sobre a falta de policiais, a PM informou que está em andamento a formação de aproximadamente 2600 policiais e bombeiros militares que, em breve, estarão atuando em todo o Paraná, reforçando o policiamento.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Bandidos furtam bicicletas de R$ 5 mil e deixam moradores do Prado Velho desesperados com invasões

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.