Treze pessoas ficaram feridas após uma arquibancada despencar durante um rodeio no Centro de Quitandinha, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), na noite desta quinta-feira (13). O caso aconteceu durante a abertura da festa de aniversário de 63 anos do município.

arquibancada cai em quitandinha
Foto: Equipe Banda B

Várias pessoas estavam reunidas no local acompanhando o rodeio e a escolha da rainha da festa. Por volta das 22h30, a estrutura cedeu. Dos treze feridos, cinco foram encaminhados em estado grave para hospitais de Curitiba e região.

Segundo o aspirante Thiago Moraes da Polícia Militar, foram acionadas várias ambulâncias e o apoio da PM para o socorro das vítimas.

“Foi solicitado o apoio de ambulâncias de outros municípios e do Corpo de Bombeiros para fazer o resgate dessas pessoas ao hospital […] Uma das vítimas, um senhor, teria batido a cabeça quando caiu da arquibancada e teve traumatismo craniano. Algumas pessoas também teriam ficado nervosas por causa da queda, mas todas foram atendidas e liberadas no local”, disse à Banda B.

O pedreiro Silveriton Surik foi um dos feridos sem gravidade. Ele foi liberado do hospital, mas três familiares permaneceram internados: a mãe quebrou a perna, o irmão também teve uma lesão na perna e uma prima quebrou o nariz e dentes.

O trabalhador contou à Banda B que percebeu que a estrutura estava frágil.

“Minha esposa ia desfilar e eu fui procurar um lugar para ter uma melhor visão. Subi lá com toda a minha família, nisso aconteceu de ceder de 5 a 10 centímetros e deu aquele balanço. Eu pensei ‘isso não está legal’. Eu que trabalho na construção civil e tenho a noção de que, quando algo movimenta daquele jeito, é sinal que vai cair. Falei ‘vamos descer?’, mas levaram na brincadeira e acabou acontecendo que cedeu. Do nada, fomos ao chão”, detalhou.

Segundo Surik, a correria foi grande depois do acidente. Ele ficou revoltado, porque os organizadores do evento teriam tentado culpar a população pela queda da estrutura.

“Estávamos sentados, todos organizados, e eles vem dizer que o povo estava fazendo alvoroço. Agora me diga se um touro daquele sai e avança na arquibancada, virava tudo. Com a graça de Deus caiu o lado em que estavam os adultos. Foi uma tragédia, uma fatalidade, mas poderia ter sido bem pior”, afirmou.

Conforme o aspirante Thiago Moraes, há a informação de que o Corpo de Bombeiros havia vistoriado o local durante a tarde.

“Hoje foi feita a vistoria pelo Corpo de Bombeiros e essa arquibancada teria, a princípio, passado nessa vistoria. Então, ficou bem duvidoso do por que da queda dessa arquibancada. A princípio teriam poucas pessoas na estrutura, até pelo número de feridos ser baixo e porque o número de pessoas que estavam no evento não era tão grande. Nós fizemos o acionamento do Instituto de Criminalística para entender o que provocou a queda”, explicou.

Bastante revoltado, o Surik lamentou que a arquibancada estivesse tão frágil.

“Você investe na cidade, você consome as coisas, paga imposto, para chegar e ter uma coisa tão mal feita, amarrada com arame enforca gato. Isso ali não é algo para receber pessoas”, destacou.

Prefeitura lamenta

Por meio de nota nas redes sociais, a prefeitura de Quitandinha lamentou profundamente o acidente.

“Seguiremos dando todo o apoio necessário aos feridos e a seus familiares. A Prefeitura informa, ainda, que está à disposição das autoridades competentes, a fim de prestar todos os esclarecimentos necessários para a apuração dos fatos que provocaram o acidente e de eventuais responsabilidades”, disse.

A prefeitura informou ainda que a realização do evento “Show de Rodeio”, incluindo produção, montagem da estrutura, segurança e controle de acesso é de responsabilidade da empresa Viola Produções e Eventos, que já foi contatada para os devidos esclarecimentos.

Também por meio das redes sociais, a empresa Viola Produções e Eventos lamentou os fatos ocorridos.

“Os técnicos estão avaliando o material para verificar as causas do acidente. Vale ressaltar que todo o evento Show de Rodeio está com toda a documentação em ordem e liberações necessárias para que o evento pudesse estar sendo realizado. Lamentamos o ocorrido e aguardamos o resultado da perícia”, ressaltou.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Arquibancada despenca durante rodeio na Grande Curitiba e 13 pessoas ficam feridas: “Do nada, foi ao chão”, diz vítima

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.