Uma operação conjunta das polícias Civil e Militar do Paraná resultou na prisão de 43 pessoas e apreensão de três adolescentes, nesta quinta-feira (16), durante o cumprimento de 115 mandados judiciais em várias cidades do Estado. A ação mirou uma organização criminosa suspeita de controlar a venda de drogas e impor regras de funcionamento em diversas cidades do Paraná.

operacao-contra-trafico-parana
Foto: Divulgação/ Polícia Civil do Paraná

As diligências aconteceram em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC); Laranjeiras do Sul, Cantagalo, Nova Laranjeiras, Porto Barreiro, Rio Bonito do Iguaçu e Laranjal, no Centro-Oeste; Cascavel, na região Oeste; Guarapuava, na região Central; e até em Estância Velha, no Rio Grande do Sul.

Ao todo, foram apreendidos cerca de 25 quilos de drogas, incluindo haxixe, crack, ecstasy, cocaína, maconha e skank. As equipes também recolheram nove armas de fogo, 53 munições, quatro carregadores, 35 celulares, notebooks, tablets, pendrives, além de dez veículos e duas motocicletas.

As investigações começaram em fevereiro deste ano, a partir de um homicídio em Laranjeiras do Sul, e revelaram uma estrutura criminosa que, além do tráfico, estaria envolvida em roubos de cargas na BR-277, modalidade criminosa conhecida como “piratas do asfalto”.

Segundo as investigações, o grupo atuava como um “cartel do tráfico”, determinando quem podia vender drogas, os preços praticados e as áreas de atuação. Quem desrespeitava as ordens era punido com violência.

operaçao-cartel-trafico-parana-2
Polícia cumpriu 115 mandados em oito cidades do Paraná e uma do Rio Grande do Sul — Foto: Divulgação/Polícia Civil do Paraná

A ação contou com apoio aéreo de helicópteros e participação da Polícia Penal do Paraná (PPPR). Para o delegado Denival Barboza Liandro, responsável pela investigação, a operação representa “um golpe importante contra grupos que tentam se estruturar em diferentes regiões do Estado”.

“O trabalho conjunto e coordenado das forças de segurança é essencial para enfraquecer as estruturas do crime organizado e levar tranquilidade à população paranaense”

afirmou o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira.

O comandante do 7º Comando Regional da PM, coronel Cícero de Oliveira Tenório, destacou o trabalho integrado. “A união das forças de segurança é determinante para obter resultados expressivos como este. As equipes trabalharam de forma articulada, garantindo eficiência e segurança em todas as etapas da operação”, disse.