Por Marina Sequinel e Geovane Barreiro

alimentos(Foto: Thinkstock)

Em 40 anos, o uso de agrotóxicos em alguns alimentos aumentou 700% no Brasil, segundo pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Especialistas alertam que o número é preocupante para a saúde pública, já que essa substância pode causar danos ao organismo.

Segundo a nutricionista da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de Curitiba, Daniela Kuster, os produtos campeões em agrotóxicos são o pimentão, morango, pepino, alface, cenoura, abacaxi e beterraba. “Por ouro lado, os que são quase isentos desses pesticidas são a batata, a cebola, o arroz e o feijão. Já o tomate está no meio da tabela”, disse ela em entrevista ao radialista Geovane Barreiro, na segunda edição do Jornal Banda B, na tarde de hoje (31).

Esses índices são avaliados a partir de um monitoramento semanal feito pela Vigilância Sanitária, que coleta os alimentos e os manda para análise. “Os dados são muito preocupantes, já que os agrotóxicos têm efeito cumulativo e crônico no nosso organismo. No futuro, o consumo dessa substância pode causar problemas neurológicos, no sistema nervoso e até mesmo câncer, mesmo que seja difícil de relacionar as duas coisas”, completou a nutricionista.

Para tirar todas as dúvidas, ouça abaixo a entrevista completa com a especialista:

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Uso de agrotóxicos aumentou 700% nos últimos 40 anos; saiba quais são os alimentos ‘campeões’

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.