Seis estados e o Distrito Federal já decretaram emergência por conta da dengue. Ministério da Saúde organiza ‘Dia D’ para o próximo dia 2 de março.

Acre, Minas Gerais, Distrito Federal, Goiás, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Santa Catarina decretaram emergência por conta da dengue. Além disso, 154 municípios também publicaram decretos devido à alta de casos da doença.

Nas oito primeiras semanas de 2024, 195 pessoas morreram por dengue. Outras 672 mortes estão em investigação. No ano passado foram 149 óbitos no mesmo período.

DENGUE
Foto: Banco de Imagens

Já são mais de 973 mil casos prováveis e confirmados em 2024 no Brasil. No mesmo período de 2023, foram contabilizados 207.475 casos.

“Dia D” contra a dengue. No sábado, dia 2 de março, todos os estados e o DF farão uma ação conjunta de prevenção e combate ao Aedes aegypti.

A ministra da Saúé, Nísia Trindade, reforçou que todos devem combater os focos de dengue: rResponsabilidade de cada um de nós, como cidadãos, é de prevenir os focos, olhando dentro da nossa casa e ao redor. Daí a nossa campanha dos 10 minutos de combate à dengue”, disse a chefe da pasta, em coletiva de imprensa nesta terça-feira (27).

O Ministério da Saúde anunciou o montante de R$ 1,5 bilhão em recursos federais para apoiar estados e municípios. Nesta terça-feira (27), o DF e nove municípios de Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo receberam recursos da União.

Como se proteger

A dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Por isso, a melhor forma de evitar a transmissão é combater a proliferação do inseto. Para isso, o importante é eliminar possíveis locais de armazenamento de água como manter a caixa d’água fechada e encher até a borda os pratos das plantas com areia.

Colocar no lixo todo objeto não utilizado que possa acumular água também é uma recomendação dos especialistas. Além disso, é preciso manter as calhas limpas e não deixe água acumulada sobre a laje.

É importante também usar repelente.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Seis estados e DF têm emergência por dengue; país terá ‘Dia D’ no sábado

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.