Informe Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde confirmou nesta quinta-feira (30) que o Paraná já tem 1.051 casos de sarampo, 34 a mais que na última semana.

Os novos casos foram confirmados nos municípios de Curitiba (26), Colombo (3), Piraquara (2), São José dos Pinhais (1), Ibaiti (1) e Guarapuava (1).

Foto: Reprodução EBC

Após 20 anos sem casos no Estado, o Paraná iniciou um novo monitoramento da doença em agosto de 2019 e desde então já notificou 3.418 casos, destes, 1.798 estão em investigação e 569 foram descartados.

“Mais da metade dos casos confirmados são entre pessoas de 20 a 29 anos seguido pela população de 10 a 19, isso mostra que os jovens são os mais acometidos pela doença e também indica que estas faixas etárias não se vacinam”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Segundo ele, mesmo durante a pandemia da Covid-19, a população deve se prevenir também de outras doenças. “Sabemos que o momento que vivemos tem gerado pânico nas pessoas e talvez, por este motivo, não tenham procurado se vacinar para prevenção de doenças como o sarampo e a gripe, por exemplo”, disse. “Ressaltamos que a única forma de prevenção nestas patologias é a vacinação e quem ainda não se vacinou deve procurar uma das 1.852 salas de vacina à disposição em todo o Paraná”, acrescentou.