A morte de Dayana Franciele dos Santos, primeira vítima da dengue na região de Curitiba em 2024, gerou comoção nas redes sociais. A mulher faleceu na madrugada desta quinta-feira (4), em uma Unidade de Pronto Atendimento de Piraquara (UPA), na Região Metropolitana de Curitiba.

dayana franciele vítima dengue

A Secretaria Municipal de Saúde de Piraquara confirmou o óbito. Dayana foi diagnosticada com dengue há poucos dias. Na noite de quarta-feira (3) ela sentiu uma forte dor no peito, foi levada até a UPA, mas não resistiu.

Moradora do bairro Guarituba, a mulher deixa duas filhas: uma de um ano e seis meses e outra de 14.

Nas redes sociais, amigos, familiares e até desconhecidos estavam consternados com a notícia.

“Essa doença ainda tá aqui, vamos cuidar dos nossos! Muito triste pela sua partida minha comadre”, escreveu uma amiga de Dayana.

Algumas pessoas questionaram o atendimento do serviço de saúde.

“Descaso total com as pessoas estas UPAS. Eu estava lá terça, super lotado. Cheguei às 9 e sai era quase 4 da tarde, e não é so lá”, publicou uma mulher revoltada.

Segundo a prefeitura, Dayana deu entrada na madrugada de quinta-feira, na UPA 24h, apresentando dores abdominais e morreu durante o atendimento.

O município lamentou o ocorrido e disse que tem atuado, por meio de diferentes frentes, para conter a epidemia que avança pelo Estado.

“As equipes da Prefeitura de Piraquara têm atuado nas ruas de maneira intensa na orientação e fiscalização, realizado mutirões e ações de limpeza, ações de conscientização por meio das mídias sociais e outdoors pela cidade, mas é de extrema importância que a população redobre a atenção e cuidados para que a dengue não acometa mais pessoas”, diz a nota.

O corpo de Dayana será sepultado no Cemitério Pedro Fuss, em São José dos Pinhais.