A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba alerta a população para o procedimento correto na hora de procurar ajuda, em caso de sintomas respiratórios. Aos primeiros sinais, fique em casa e ligue para a Central de Atendimento no telefone 3350-9000, das 8h às 20h, todos os dias da semana. O profissional vai avaliar o caso e dar o encaminhamento correto.

Na capital, todos os pacientes com sintomas respiratórios que procuram atendimento são testados para a covid-19. Mas o teste deve ser feito no momento certo, ou seja, entre o terceiro e o quinto dia do início dos sintomas.

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

A recomendação é para que pacientes com sintomas leves evitem as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), que são equipamentos destinados aos atendimentos de urgência e emergência.

Dados das nove UPAs de Curitiba, entre os dias 16 e 18 deste mês, mostram que os casos leves de pacientes com sintomas respiratórios são maioria entre os atendimentos. No dia 16, 52% dos pacientes que procuraram atendimento nas UPAs, com esses sintomas, eram casos leves. Nos dias 17 e 18, o índice subiu para 61%.

Todas essas pessoas poderiam ter sido atendidas pela Central, que agenda os exames, faz as recomendações necessárias e ainda envia ao paciente o documento que comprova que ele deve fazer o isolamento. Essa declaração é usada para justificar a ausência no trabalho ou outro compromisso que a pessoa tenha.