Após a  ANMP (Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais) anunciar no início da semana o retorno dos profissionais ao atendimento presencial em 87 agências do INSS, muitos segurados com perícias agendadas foram às agências com esperança de serem a tendidos. Mas na agência da Travessa da Lapa, no centro de Curitiba, todos deram com a cara na porta na manhã desta quarta-feira (23). Houve bate-boca e muita confusão, mas não teve jeito, a não ser voltar pra casa. Nenhum médico perito compareceu.

Agência no INSS no centro de Curitiba nesta quarta-feira (23) – Foto Banda B

O trabalhador Henrique Camara sofreu um acidente e tinha agendado horário de perícia para às 7h40. Nem chegou a entrar na agência do INSS.

“Fiz tudo certinho, entrei no site, agendei e chego aqui e nada. Faz tempo e não resolvem. Aqui, se tiver que morrer, vai morrer. O povo tá lascado”, disse, indignado.

Revoltados, muitos trabalhadores discutiram com o funcionário do INSS, do setor administrativo, que fazia a triagem.

“Estou gastando todos os meus créditos pra agendar a perícia no 135 e chego aqui vejo este funcionário na porta dizendo que não tem médico pra perícia. Não é a primeira vez e ninguém resolve”, desabafou Moacir Bueno.

O funcionário do INSS apenas dizia que só podia permitir a entrada de quem tivesse agendado outros serviços, menos perícia.

“O administrativo não faz perícia. Não tem perito. Hoje, só entra quem tem agendado cumprimento de exigência,  justificação administrativa, reabilitação profissional e avaliação social. O que falo é que tem que ligar no 135 e reagendar, que é o que o presidente do INSS diz”, afirmou o funcionário na porta.

No país

Em São Paulo, os médicos aprovaram as condições sanitárias de 25 agências e o retorno está acontecendo aos poucos. A ANMP afirma que manterá mais vistorias  e enviará ao Secretário de Previdência a lista das agências inaptas, com as “pendências presentes em todas as vistorias para a devida solução caso a caso”.

No Paraná, até esta terça-feira, apenas três agências entraram na lista de novas vistorias. As unidades ficam nas cidades de Londrina e Maringá, no norte, e de Paranavaí, no noroeste. Ainda assim, pelo 135 foram agendadas perícias em outras agências e os segurados estão tendo que voltar pra casa sem atendimento.

Assista ao bate-boca nesta manhã na agência do INSS na Travessa da Lapa: