Localizada a 260 km de Belo Horizonte, Cedro do Abaeté (MG) não é mais a única cidade brasileira onde a pandemia de Covid-19 não chegou.

A doença demorou quase dez meses a chegar na pequena cidade mineira, de 1.157 habitantes, desde o primeiro caso oficial do país, registrado em 26 de fevereiro.

Segundo o painel de monitoramento de Covid-19 em Minas Gerais, o município entrou nas estatísticas no último sábado (12), com dois casos confirmados: um deles é de paciente em acompanhamento e o outro de uma pessoa que já se recuperou.

Quando ainda ostentava o título de município sem Covid-19, ações como uma barricada para controlar o acesso de pessoas, quarentena para quem chegava de viagens e uma bicicleta com caixa de som rodando pela cidade eram citadas pelo prefeito Luiz Antônio de Souza (DEM) como eficazes contra o coronavírus.

Foto: Reprodução/Twitter

“A população abraçou a causa, se conscientizou, segurou os filhos em casa, no comércio, todo mundo usa máscaras e toma as medidas de prevenção”, disse Souza pouco antes da eleição municipal.

Professores da rede municipal que não estão trabalhando também foram incumbidos de distribuir máscaras para todos os moradores. As aulas presenciais não foram retomadas, o que só deve ocorrer depois que a população for vacinada, segundo o prefeito.

O prefeito foi reeleito com 54,46% (610) dos votos. Agora, todos os 5.570 municípios do Brasil já registraram casos de Covid-19.

Em Minas Gerais, o total de casos confirmados de Covid-19 chegou a 459.537. Desse total, 416.183 são de pessoas que conseguiram se recuperar da doença e outros 32.789 estão em acompanhamento.

Desde o início da pandemia, 10.565 pessoas morreram no estado.