O órgão regulador de medicamentos da China informou que aprovou a venda de um sistema de interface cérebro-computador (BCI) que ajuda a restaurar a capacidade de movimento das mãos. O anúncio oficial foi feito na última sexta-feira (13) e trata-se do primeiro dispositivo BCI aprovado no mundo.

Informações da CNN apontam que o dispositivo é fabricado pela Borui Kang Medical Technology (de Xangai). O objetivo é restaurar os movimentos e a comunicação de pessoas que sofrem de paralisia nas mãos por diferentes causas. A interface vai auxiliar a recuperar a capacidade de agarrar objetos por meio de uma luva.
O produto é considerado invasivo, ou seja, significa que os eletrodos são inseridos diretamente no cérebro e não ficam apenas na superfície, usando uma implantação feita de forma minimamente invasiva.
A expectativa é que o produto esteja em uso público prático na China em um período de três a cinco anos. Ele poderá ser utilizado por pacientes com idade entre 18 e 60 anos, com um tipo específico de lesão na medula espinhal. O diagnóstico precisa ter pelo menos um ano, com seis meses de condição estável após o tratamento padrão.
Os pacientes precisam ter alguma função no braço, apesar da incapacidade de segurar com as mãos.
📲 Não perca nenhuma notícia! Siga o Instagram da Banda B e receba as atualizações direto no seu feed. Clique aqui!