Foto: SMCS

 

Investir na saúde bucal não previne apenas cárie, gengivite e mau hálito, mas também contribui para evitar doenças cardíacas. Segundo estudo do Instituto do Coração (InCor), da Universidade de São Paulo (USP), 45% das doenças cardíacas têm início na cavidade bucal. Entre elas estão a endocardite bacteriana, aterosclerose, arritmia, acidente vascular cerebral (AVC) e até mesmo o infarto.

Para ajudar os curitibanos a avaliar se estão em dia com a higiene bucal, a Secretaria Municipal da Saúde incluiu no Portal do Programa Escute o Seu Coração um teste sobre o tema (clique aqui). O quiz é composto de seis perguntas, em que é provocada a reflexão sobre escovação, uso de fio dental, aparência de dentes e gengivas. A cada resposta, o portal disponibiliza informações e orientações ao internauta, apontando se ele está no caminho certo ou se precisa de mais atenção no cuidado bucal.

O teste também orienta um autoexame da boca, com auxílio de um espelho e indica as unidades de saúde mais próximas do endereço do usuário. As 111 unidades de saúde de Curitiba ofertam serviços de Odontologia.

A ferramenta incentiva o autocuidado e a autoavaliação dos hábitos de escovação, porém não substitui a visita periódica ao dentista, conforme alerta a coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria Municipal da Saúde, Viviane Gubert. “É importante manter uma rotina de consulta com um profissional, dentro da necessidade de cada caso”, diz.

Saúde da boca e do coração

Por isso, de acordo com Viviane, cuidar da sua boca é, também, cuidar do coração. “A saúde bucal inadequada pode aumentar o risco de aparecimento ou complicações de problemas cardíacos”, afirma.

Segundo ela, a boca tem muitas bactérias e feridas – nas gengivas, céu da boca, língua ou nos dentes – são atalhos para que bactérias nocivas entrem na corrente sanguínea e se instalem em artérias e até mesmo no coração. “Isso pode contribuir para inflamações, favorecendo complicações cardiovasculares”, explica.

O programa

O Escute o seu Coração é um programa da Prefeitura que pretende cuidar do coração dos curitibanos, estimulando estilos de vida saudáveis, a promoção da saúde e a prevenção de doenças cardiovasculares.

O teste da saúde bucal é mais um dos testes propostos pelo portal do Programa Escute o Seu Coração. Além dele, há outros seis, sobre alimentação saudável, atividade física, peso corporal, nível de estresse, tabagismo e consumo de álcool, todos com orientações para adoção de hábitos mais saudáveis em cada área.

OS 10 MANDAMENTOS DO CORAÇÃO SAUDÁVEL
1. Evite o cigarro
2. Controle seu peso
3. Faça atividade física regularmente
4. Cuide da pressão arterial
5. Escolha bem seus alimentos
6. Controle seu colesterol
7. Reduza o estresse do dia a dia
8. Saiba se é diabético
9. Mantenha rotinas de lazer
10. Consulte o médico periodicamente