Um trabalhador de 45 anos morreu soterrado por uma serragem, na manhã desta terça-feira (26). A vítima trabalhava há oito anos na empresa de fabricação de cal, localizada na Rodovia dos Minérios, em Almirante Tamandaré, região metropolitana de Curitiba (RMC). Segundo informações repassadas pelos socorristas à reportagem, dias antes, o irmão desse funcionário passou por uma situação parecida, mas foi socorrido.
- Trabalhadores em condições análogas à escravidão são resgatados de fazenda no Paraná
- Corpo de jovem é encontrado com marcas de tiros e pernas amputadas ao lado de linha férrea em Curitiba
De acordo com o sargento Bodziak, do Corpo de Bombeiros, o trabalhador estava na parte de baixo de uma esteira quando o material caiu sobre ele.
“Segundo relato do técnico de segurança local, eles puxam a serragem para cair na esteira e ir ao forno. Ele estava fazendo serviço por baixo do acesso da esteira e acabou sendo compactando”, disse.
Bodziak comentou que o irmão da vítima passou por uma situação parecida dias antes, porém, conseguiu escapar. “Relataram que a mesma situação aconteceu o irmão dele na semana passada ou retrasada. Alguém viu a serragem mexendo ali e conseguiram socorrer”, contou à reportagem da Banda B.
O sargento contou que o profissional, mesmo sendo experiente, não usava o equipamento de proteção individual (EPI) no momento do acidente.
“Ele não estava utilizando o EPI na hora do acidente, mesmo com a empresa tendo os equipamentos”, concluiu.
O socorrista Uesleis Onofre disse que a equipe retirou o homem da serragem, mas ele já estava sem vida. “A vítima ainda estava dentro quando chegamos. Fizemos a retirada, mas infelizmente constatamos o óbito”, contou.
Ninguém da empresa quis falar com a reportagem no local do acidente. O corpo de trabalhador foi encaminhado ao Instituto Médico Legal da Curitiba (IML). A Polícia Militar (PM) também esteve no local do acidente.