Um servidor comissionado da Prefeitura de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, foi exonerado sob a suspeita de desviar materiais hospitalares de unidades de saúde do município. A Polícia Civil investiga a prática de peculato.

À Banda B, o delegado Michel Carvalho afirmou que a polícia esteve na casa do servidor no último domingo (16), após uma denúncia recebida pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde, Robson Jamaica, e um jornalista.

“Me desloquei até o endereço e encontramos todos os materiais, que foram relacionados no boletim de ocorrência. Tivemos autorização da moradora da residência, que é ex-companheira desse suspeito, para entrar, e fizemos uma grande busca no imóvel”, afirmou Carvalho.

Na casa, a polícia apreendeu materiais das próprias unidades de saúde do município e também itens odontológicos. O suspeito é responsável pela manutenção de equipamentos nas unidades, disse o delegado. Alguns produtos ainda apresentavam selos patrimoniais da Prefeitura de São José dos Pinhais.

“Havia alguns objetos que estavam mais velhos e pareciam que já não eram mais utilizados, mas que não poderiam estar na casa do servidor. Também encontramos grande quantidade de produtos novos”, acrescentou Carvalho.

O delegado destacou que ainda não há a confirmação sobre a participação de outros servidores nos desvios. No entanto, apontou “falhas na gestão” dos materiais e afirmou que outros funcionários deverão ser ouvidos pela polícia nos próximos dias.

A polícia apura se outros materiais hospitalares foram desviados além daqueles que foram encontrados na casa do então comissionado.

“O Ministério Público Estadual será acionado para que seja apurada a situação de improbidade administrativa no tocante aos desvios de patrimônios públicos.”

O que diz a Prefeitura de São José dos Pinhais

Procurada pela Banda B, a Prefeitura de São José dos Pinhais informou, por meio de nota, que o município está à disposição da polícia para auxiliar na apuração do caso, além de ter exonerado o servidor.

Leia a nota na íntegra abaixo:

“A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Saúde, informa que ao tomar conhecimento dos fatos ocorridos no último final de semana, e após identificado o servidor, já realizou a exoneração do mesmo.

O município de São José dos Pinhais também já se colocou à disposição de todas as autoridades para esclarecer os fatos que se fizerem necessários.

Ressaltamos ainda que toda conduta irregular, seja quem for o servidor, será devidamente apurada e penalizada pela administração pública, a qual defende princípios éticos e de transparência, não se opondo a nenhuma investigação.

Por fim, pedimos para que a população realize denúncias nos canais oficiais do Município, por meio dos telefones 153 e 0800 153 0800 – com sigilo e anonimato, ajudando assim nos procedimentos de fiscalização de São José dos Pinhais.”