Somente nos primeiros dias deste ano já foram capturados 6 morcegos em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, de acordo com a Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA). Os animais foram encaminhados para análise laboratorial. Essa incidência, tanto na área urbana quanto na rural, preocupa as autoridades, pois os morcego são importantes transmissores da raiva, uma doença rara e mortal transmitida para humanos pela saliva de animais infectados.
Por este motivo, a SMSA faz um importante alerta a toda a população: “não toque nestes animais em hipótese alguma. O morcego vai morder para se defender e é justamente ai que está o perigo”.
Caso algum animal adentre a residência ou trabalho, a orientação é para tentar manter a calma, abrir portas e janelas para que ele saia por conta própria e afastar os animais domésticos. “Se ele não sair tente o cobrir com um balde ou uma bacia e ligue para a Vigilância em Saúde para que façamos a captura do animal”, destaca a veterinária Flavia Wolf. O telefone é o 3614-7767.
Além disso, a Secretaria de Saúde pede para que a população não mate os morcegos, pois são animais silvestres protegidos pela legislação. É importante destacar também que eles têm uma grande importância ecológica, tanto do controle populacional de insetos, quanto como polinizadores, dependendo da espécie.
O que fazer em caso de contato
Caso o morador tenha manipulado um morcego ou tenha sido mordido pelo animal, deve procurar a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) imediatamente para início do protocolo antirrábico. Em caso de crianças, devem se dirigir ao PAI (Pronto Atendimento Infantil).
Incidência de morcegos
Em Araucária, os animais estão presentes na área urbana, pois são morcegos insetívoros, ou seja, se alimentam de insetos. Onde tem lâmpadas costuma ter insetos e, por este motivo, a luz acaba atraindo esses animais que estão em busca de alimentos. E, além disso, no período do verão, os morcegos estão em período de reprodução, por isso, aumenta ainda a incidência. Muitos também encontram alimento e abrigo em forros de casas e árvores, por isso as vezes as pessoas não percebem, mas têm colônias de morcegos em casa.
Raiva
O morcego é um animal noturno. Porém quando está infectado com o vírus ele acaba mudando o comportamento, perdendo a noção de quando é dia ou noite. Muitas vezes não consegue voar e acaba caindo.
Os animais que são capturados pela Vigilância e não tiveram contato com humanos são soltos novamente na natureza. Já os que têm algum sintoma ou tiveram contato com animais e humanos são encaminhados para eutanásia e, posteriormente, enviados para laboratório com o objetivo de identificar se estavam infectados ou não.