A Câmara Municipal de Colombo concedeu o título de Cidadão Honorário do município de Colombo ao prefeito de Curitiba, Rafael Waldomiro Greca de Macedo, nesta quinta-feira (4). A homenagem foi proposta pelo vereador Sidinei Campos (PSD) e aconteceu no Plenário Presidente Tancredo de Almeida Neves, sendo presidida pelo presidente da Casa Legislativa, vereador Vagner da Viação (PP). Diversas autoridades prestigiaram o evento.

rafael-greca-cidadão-honorário-colombo
Rafael Greca é homenageado com o título de Cidadão Honorário em Colombo. Foto: Daiana Nodari/Prefeitura Municipal de Colombo – Divulgação

O autor da honraria a Rafael Greca, vereador Sidinei Campos (PSD), afirmou que a homenagem é um reconhecimento à trajetória do prefeito de Curitiba em prol da comunidade colombense.

Hoje é um dia daqueles que entrarão para a história da cidade de Colombo. Dia de mirar no exemplo de vida que nos traz o homenageado e nos inspira para compreender a missão verdadeira do agente público e de todos nós, que somos agentes transformadores das nossas realidades. Hoje é dia de agradecer pela urbanização da Vila Zumbi dos Palmares, pela linha de ônibus Colombo-CIC, pelo Armazém da Família, pela Linha Verde, mas também acima de tudo, pelo olhar solidário que nunca faltou ao se referir ao povo colombense. Por enaltecer sempre a nossa história, nossa gente.

Sidinei Campos (PSD), vereador.

Ao receber a homenagem, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PSD), declarou sua gratidão pela homenagem recebida.

A gratidão é a memória do coração. Sou sempre grato a essa homenagem. Me traz conforto a alma pela compreensão que tenho de que nós somos o bem que fazemos. E só nos dias em que fazemos o bem é que nós existimos. Viva Colombo! Agora também a minha cidade.

Rafael Greca (PSD), prefeito de Curitiba.

O prefeito de Colombo, Helder Lazarotto (PSD) compareceu à homenagem e elogiou o novo cidadão honorário.

Dispensa comentários o histórico de feitos do prefeito Rafael Greca em várias funções que beneficiaram a nossa cidade. Ações que ainda continuam beneficiando a cada dia. É um gestor que pensa nas pessoas e nas cidades de uma forma muito humana. É muito honroso para nós termos agora como um cidadão colombense. Agradecemos tudo o que já fez por Colombo e sabemos que irá fazer ainda muito mais.

Helder Lazarotto (PSD), prefeito de Colombo.

O presidente da Câmara, vereador Vagner da Viação (PP) lembrou o histórico de ações homenageado em prol do município de Colombo.

É uma honra recebê-los aqui pela primeira vez. Pude estar presentes em alguns dos fatos mencionados. Esse título de cidadão honorário é um agradecimento do povo de Colombo, da Câmara e da Prefeitura Municipal a todo esse histórico que o prefeito Rafael Greca tem feito pela nossa cidade. Agradecemos de coração. Agora enquanto cidadão honorário seja sempre muito bem-vindo ao nosso município.  

Vagner da Viação (PP), vereador.

Biografia

Greca nasceu em 17 de março de 1956, em Curitiba, filho de Terezinha Greca de Macedo e do engenheiro Eurico Dacheux de Macedo. É casado com a jornalista Margarita Pericás Sansone.

É formado em Economia pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná (FESP) e em Engenharia Civil, com especialização em Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

É membro concursado do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). Além disso, é escritor, poeta, editor e pesquisador de história. É membro da Academia Paranaense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná.

Iniciou sua vida política em 1982. Durante sua trajetória profissional, foi vereador, deputado estadual constituinte, prefeito de Curitiba, deputado federal e ministro de Estado do Esporte e Turismo.

Recebeu inúmeras condecorações e prêmios internacionais. Entre os mais significativos, o Prêmio Mundial do Habitat 1996, ou World Habitat Award 1996, da Organização das Nações Unidas (ONU), pelo conjunto de sua obra humanitária.

Foi secretário de Planejamento e Coordenação Geral do Estado do Paraná em 1997 e secretário-chefe da Casa Civil de 1997 e 1998. Entre 2000 e 2002, foi secretário da Comunicação Social. Em 1998, foi eleito deputado federal, tendo sido o mais votado do Paraná, com 226.554 votos. Presidiu a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) entre 2007 e abril de 2010, quando assumiu mandato de deputado estadual.

Eleito prefeito de Curitiba em 2016 com mais de 53% dos votos e reeleito em 2020 com mais de 59% dos votos. Único prefeito de Curitiba eleito três vezes de forma direta pelo voto dos eleitores da capital paranaense.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Prefeito Rafael Greca é homenageado e recebe título de Cidadão Honorário em Colombo

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.