Desde 2009, aproximadamente 2 mil estudantes já tiveram acesso ao Cursinho Pré-vestibular Mais Pinhais. A ação é promovida pela Prefeitura de Pinhais, por meio da parceria entre as Secretarias de Educação (Semed) e de Desenvolvimento Econômico (Semde), e oferta aulas gratuitas e exclusivas para moradores do município.

No dia 1º de março, os novos alunos iniciaram o ano letivo. Entre eles, Douglas Alves Ribeiro, que aos 17 anos de idade, já sabe em qual área quer atuar. “Quero prestar vestibular para engenharia de software. Vou me dedicar bastante nas aulas, a expectativa é aprender muito e dar o meu máximo”, comenta.

pré-vestibular-pinhais-3
Foto: Divulgação

Dos alunos atendidos, 600 obtiveram sucesso e foram aprovados nos vestibulares mais concorridos. “É uma sensação única. Um momento de muita alegria. Ainda nem processei muito bem, mas é um sentimento sem igual”, assim expressa a satisfação em ter sido aprovada no vestibular a jovem Alice Maria Costa, aluna do Cursinho Mais Pinhais. “Minha irmã estudou comigo e também foi aprovada. Foi uma rotina complicada, pois trabalhava durante o dia e estudava à noite. Mas agora posso dizer que tudo valeu a pena”, completa a caloura de pedagogia da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Somente neste ano, 15 alunos do Cursinho Mais Pinhais foram aprovados no vestibular da UFPR. Os cursos escolhidos pelos aprovados foram: terapia ocupacional, secretariado, química, pedagogia, jornalismo, história, comunicação institucional, ciências econômicas, ciências contábeis, ciências biológicas e administração.

pré-vestibular-pinhais-2
Foto: Divulgação

Também aprovada neste ano em pedagogia, Tainá do Rocio Robinson, falou sobre o sentimento de conquistar a tão sonhada vaga. “A sensação de ser aprovada é muito satisfatória, principalmente por ser de família de baixa renda e ser a primeira filha a conquistar uma vaga em uma universidade pública e ainda mais a UFPR. Na verdade, a gente fica até sem palavras para descrever”, afirma a jovem.

“Agradeço a equipe pelo apoio emocional que recebi. Os professores nos deram suporte para tudo. Vou levar muito mais que o conhecimento, com certeza vou levar mais do que a minha aprovação, são pessoas incríveis. A rotina, eu tenho que dizer, foi árdua; conciliar trabalho e estudo sempre é difícil. Eu sempre sonhei desde pequena em cursar na área da educação e os professores ajudam muito nas dúvidas que desenvolvemos pelo caminho”, destaca.

“Como moradora de Pinhais, só tenho a agradecer a prefeitura por esse incentivo e agradecer muito a rede de professores. Sei que qualquer aluno que tenha a oportunidade de aprender com eles será um privilegiado”, conclui Tainá.