Desespero e aperto. É com essas duas palavras que podemos definir como estão passando os dias os moradores do Ribeirão, bairro que fica numa região afastada em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Quem precisa do transporte público na localidade tem exercitado muito a paciência, com ônibus lotado todos os dias.
A linha é a Y98, Ribeirão-Jardim Paulista. Segundo os moradores, todos os dias, o ônibus que sai às 5h30 geralmente quase nem consegue sair do lugar, de tão cheio.
“Está difícil a situação, porque a gente tem que trabalhar, a gente depende do transporte e o prefeito infelizmente não está do lado da população, mas é porque ele não usa o ônibus. Todo dia o motorista tem que ficar parado no ponto para a gente conseguir se apertar para conseguir entrar”.
contou a técnica de enfermagem Silvana Tamburi
Conforme a moradora, os usuários do transporte público já entraram em contato com a Prefeitura de Campina Grande do Sul e receberam uma promessa, mas o tempo se passou e nada.
“O prefeito falou que resolveria depois do último feriado, mas só vai postergando e a gente só tá sofrendo. É horrível, porque você não consegue nem passar a roleta. Estamos passando por uma situação muito difícil, sofrida. Deveria aumentar o tamanho do ônibus, colocar mais uma linha, porque é terrível”.
disse Silvana Tamburi
Um vídeo enviado pelos passageiros mostra exatamente como está a situação de todos os dias. Nas imagens é possível ver que o ônibus está completamente cheio. Veja:
Como descreveu Silvana, as pessoas utilizam o ônibus porque precisam. Junto disso, vem também o medo: com o coletivo lotado, ninguém consegue se acomodar direito e se manter seguro.
“Todo mundo sofre com isso. O limite é de 31 passageiros sentados e 57 em pé. Hoje para ter uma ideia estávamos com 122 passageiros dentro do ônibus. Se acontecer um acidente, a gente vai sofrer demais, é muito difícil”.
desabafou a técnica de enfermagem Silvana Tamburi
Solução do problema
Procurada, a Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (AMEP), informou que a linha Y98 opera por meio de um convênio entre a Prefeitura de Campina Grande do Sul e Agência.
Uma reunião vai ser feita com representantes da Prefeitura, para buscar formas de reforçar a operação.