O motoboy Rafael Fernando, de 32 anos, viveu momentos apreensivos em decorrência das fortes chuvas que têm atingido Almirante Tamandaré, na região metropolitana de Curitiba, nos últimos dias. O autônomo precisou ser resgatado com ajuda de cordas após ser arrastado por uma forte enxurrada na noite desta quarta-feira (29).

WhatsApp Image 2023-11-30 at 11.02.32
O motoboy Rafael Fernando – Foto: Antônio Nascimento/Banda B

Era por volta das 21h quando Rafael estava indo para casa, em Colombo, e teve de passar por uma rua parcialmente alagada. Ao tentar atravessá-la, o celular que estava consigo caiu e ele teve de retornar para recuperá-lo. Um afluente do Rio Atuba, situado na divisa de Almirante Tamandaré com Colombo, alagou a via em que Rafael precisou passar.

“De repente, a moto caiu em um buraco. Tentei retornar, mas a correnteza levou eu e a moto. Eu entrei em desespero, me segurei às árvores e comecei a gritar por socorro até o pessoal aparecer com cordas. Foi um milagre. Não tem iluminação aqui. Isso tudo durou entre 10 e 20 minutos”, relembrou o motoboy.

Moradora da região, Ana Maria foi uma das pessoas que auxiliou no resgate de Rafael. Segundo ela, os gritos por socorro chamaram a atenção de alguns moradores do bairro. “Por ser uma região escura, os moradores se reuniram e vieram até o local. Quando chegamos, nos deparamos com o motociclista dentro do rio, com a água até o peito e gritando por socorro. Ele estava em estado de choque”, disse ela.

WhatsApp Image 2023-11-30 at 11.02.31
Ana Maria ao lado do motoboy Rafael Fernando – Foto: Antônio Nascimento/Banda B

De acordo com Ana, após o resgate de Rafael, ela e outros moradores tiveram de resgatar outras duas mulheres que tentavam fazer a travessia: “Uma dessas mulheres estava grávida e pedimos que elas esperassem. Novamente, fizemos a travessia delas em segurança. O que pedimos é que seja construída uma ponte de concreto elevada e que drenem os rios”.

A motocicleta usada por Rafael ainda não foi localizada.

Chuvas em Almirante Tamandaré

De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Almirante Tamandaré foi a cidade onde mais choveu em todo o país entre quarta (22) e quinta (23). Em 24h, o município registrou o acumulado de 159,4 mm de chuva.

O órgão informou que, entre 21h e 23h desta quarta (29), Almirante Tamandaré teve 58 mm de chuva.

“Todos os órgãos da administração estão empregados neste momento atendendo às demandas sobre essa situação que o município tem enfrentado. Algumas famílias foram desabrigadas e desalojadas por causa das chuvas. Tivemos o maior volume de chuva do Brasil. O município nem se recuperou dessas situações e já veio outra chuva forte”, disse o secretário de Ordem Pública da cidade, Junior Bini.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Motoboy é arrastado por enxurrada e resgatado com cordas por moradores em Almirante Tamandaré

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.