Moradores de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), foram surpreendidos na madrugada desta terça-feira (14) por uma luz intensa atravessando o céu, semelhante a uma bola de fogo. O fenômeno chamou atenção e gerou curiosidade entre quem estava acordado. Veja o vídeo abaixo.

Em entrevista ao portal ric.com.br, o professor Carlos Coimbra Araújo, do Departamento de Engenharias e Exatas (Núcleo de Física) do Setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), disse que a explicação mais provável é que se trate de lixo espacial reentrando na atmosfera terrestre.
Segundo o professor, os moradores observaram um objeto que se fragmentou em várias partes durante a queda, possivelmente restos de satélites ou de estágios de foguetes que não têm mais utilidade.
“Existem catálogos mantidos por órgãos como a Força Aérea dos Estados Unidos com objetos que estão ao redor da Terra e que não servem mais. Estima-se que existam centenas de milhões orbitando o planeta”
explicou Araújo.
O especialista acrescentou que, quando esses objetos estão em órbita baixa, podem perder estabilidade e reentrar na atmosfera. O atrito com o ar provoca aquecimento intenso e o efeito luminoso que lembra uma estrela cadente.
O padrão de múltiplos fragmentos caindo ao mesmo tempo indica que a hipótese mais provável é a de lixo espacial.