Um incêndio de grandes proporções destruiu parte da vegetação do morro Três Irmãos, em Bateias, distrito de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Imagens obtidas pela Banda B (veja abaixo) mostram a área, atingida pelo fogo, tomada pela fumaça durante a manhã desta quinta-feira (27).
O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil do município já estão no local para combater e dimensionar as perdas provocadas pelas chamas.

Apesar do combate às chamas estar sendo realizado desde a manhã desta quinta, o incêndio, segundo as jornalistas Mira Graçano e Vanusa Vicelli Ribeiro, começou durante a noite desta quarta (26). Elas afirmam que um raio caiu sobre o morro e, logo em seguida, o fogo começou.
“A noite, quando começou a trovejar, com aquele forte sinal de chuva, caiu raios”, iniciou Mira. “A Mira estava fazendo uma live e até vazou o som [do raio], porque foi muito forte. Provavelmente, foi naquele momento [que começou o incêndio] porque a chuva não caiu”, completou Vanusa.
As testemunhas moram nos arredores do morro Três Irmãos, em uma chácara no distrito de Bateias. O raio, conforme relatado por elas, é sinal da aproximação de nuvens de chuva, que chegam à região leste do Paraná.
- Jovem é baleado e encontrado morto no meio de avenida em Fazenda Rio Grande
- Vídeo de guardas levando choque gera polêmica e secretário afirma que procedimento é normal
Segundo o Simepar, há alerta de tempestades para a Grande Curitiba durante a noite desta quinta-feira (27).
Medo da vizinhança local com o incêndio no morro Três Irmãos, em Bateias
Mira e Vanusa contam que foram dormir com muito receio de que o fogo se alastrasse para a vizinhança, que vive perto da área incendiada.
As jornalistas entraram em contato com o Corpo de Bombeiros, ainda durante a noite, mas receberam o retorno de que o combate às chamas seria feito somente pela manhã, já que o local é de difícil acesso.


Com a chegada do novo dia, um vizinho, segundo as testemunhas, que também acordou assustado, novamente chamou os bombeiros.
“Meu vizinho fez contato assustado, dizendo que toda uma parte do morro já estava devastada e que o fogo estava descendo para o lado das casas”, relatou Mira.
Perdas com o incêndio em Campo Largo
A Banda B entrou em contato com as autoridades de Campo Largo para saber o que já foi possível dimensionar com o incêndio no morro Três Irmãos. Até o fechamento desta reportagem, não obtivemos um retorno oficial do município. O contato, porém, seguirá sendo feito ao longo do dia.
Apesar disso, Vanusa acredita que há grandes possibilidades da fauna e flora da área ficarem muito prejudicadas.
“Nós também ficamos assustadas porque tem toda a questão das pessoas, da mata em si, que estava se perdendo, e os animais, já que não teve nenhum trabalho para afastá-los [do fogo]. Como a gente não sabe a extensão da área destruída, fica mais assustador ainda”, finalizou à Banda B.
*Atualização: por volta das 17h desta quinta-feira (27), a assessoria da Prefeitura de Campo Largo informou à reportagem da Banda B que o fogo no morro Três Irmãos foi controlado.
Veja as imagens do incêndio na manhã desta quinta-feira (27), abaixo: