A Região Metropolitana de Curitiba (RMC) vai receber R$ 97,8 milhões em investimentos para ampliar e reformar a rede de abastecimento de água. O anúncio foi feito pelo Ministério das Cidades nesta sexta-feira (15) e faz parte de um pacote de mais de R$ 159 milhões destinado também aos municípios de Castro e Rebouças, no Paraná.

Secretário de Saneamento do Ministério das Cidades assina documento que destina investimento na rede de abastecimento de água de Curitiba
Márcio Leão assina documento que destina investimento na rede de abastecimento de água da Grande Curitiba

Os investimentos foram anunciados pelo secretário nacional de Saneamento Ambiental, Marcio Leão, durante um encontro institucional promovido pelo Ministério das Cidades, em parceria com a Sanepar e o banco BTG Pactual.

Segundo o secretário, o objetivo é ampliar a infraestrutura hídrica, garantir mais segurança no abastecimento e avançar na universalização do saneamento básico. Marcio Leão destacou que os recursos são importantes para reduzir os impactos de estiagens e reforçar o sistema em regiões que já enfrentaram problemas de abastecimento.

Curitiba tem passado por crises hídricas, então esses investimentos vão fortalecer o abastecimento de água. A ideia é que esse recurso permita ao Estado resolver essas questões de infraestrutura e fortalecer os seus sistemas de abastecimento.

Explicou o secretário.

Segundo o gerente de captação de recursos da Sanepar, Joel de Jesus Macedo, as obras vão melhorar a regularidade no fornecimento de água. Na Grande Curitiba, as principais intervenções serão na rede de distribuição.

Estamos ampliando em 145 km de redes de água para garantir a regularidade do abastecimento. […] Então, tende a melhorar o abastecimento, manter a continuidade, a regularidade e a disponibilidade da água para as famílias.

Declarou o gerente da Sanepar

Além de Curitiba, investimentos também contemplam rede de água de Castro e Rebouças

Os recursos integram um programa maior do Governo Federal, que prevê R$ 672,3 milhões para obras de saneamento em mais de 20 cidades paranaenses.

Além dos R$ 97,8 milhões destinados à Grande Curitiba, o município de Castro, nos Campos Gerais, receberá R$ 49,6 milhões. Já Rebouças, na região Centro-Sul do Estado, contará com R$ 11,6 milhões em investimentos. Como exemplo das obras que serão realizadas nas regiões, o gerente de captação de recursos da Sanepar contou:

Uma nova captação no rio Iapó, com capacidade de 280 litros por segundo, também para ampliar a estação de tratamento de água da Castro. Também é para melhorar a regularidade e continuidade do abastecimento

Contou.

Segundo Marcio Leão, parte das obras já está em andamento. Ele explicou que o financiamento com recursos do FGTS permite o ressarcimento de investimentos iniciados até 18 meses antes da contratação.

Isso possibilita que a companhia já comece a executar os investimentos e, posteriormente, seja reembolsada pelos recursos liberados

Finalizou.

Paraná deve universalizar saneamento até 2029

Além disso, durante o evento, também foi debatido o Marco Legal do Saneamento, que estabelece metas para que o Brasil alcance, até 2033, 99% de cobertura de abastecimento de água e 90% de coleta e tratamento de esgoto.

Segundo Marcio Leão, os investimentos do Ministério das Cidades têm como objetivo acelerar o cumprimento dessas metas. No caso do Paraná, o estado está adiantado em relação ao cronograma nacional.

O Paraná é um estado que já avançou bastante. A previsão é que a Sanepar consiga universalizar o saneamento até 2029

Avaliou

📲 Não perca nenhuma notícia! Siga o Instagram da Banda B e receba as atualizações direto no seu feed. Clique aqui!

📲 O Google pode parar de mostrar o portal Banda B. Clique aqui para ver nossas notícias.