A Região Metropolitana de Curitiba (RMC) vai receber R$ 97,8 milhões em investimentos para ampliar e reformar a rede de abastecimento de água. O anúncio foi feito pelo Ministério das Cidades nesta sexta-feira (15) e faz parte de um pacote de mais de R$ 159 milhões destinado também aos municípios de Castro e Rebouças, no Paraná.

Os investimentos foram anunciados pelo secretário nacional de Saneamento Ambiental, Marcio Leão, durante um encontro institucional promovido pelo Ministério das Cidades, em parceria com a Sanepar e o banco BTG Pactual.
Segundo o secretário, o objetivo é ampliar a infraestrutura hídrica, garantir mais segurança no abastecimento e avançar na universalização do saneamento básico. Marcio Leão destacou que os recursos são importantes para reduzir os impactos de estiagens e reforçar o sistema em regiões que já enfrentaram problemas de abastecimento.
Curitiba tem passado por crises hídricas, então esses investimentos vão fortalecer o abastecimento de água. A ideia é que esse recurso permita ao Estado resolver essas questões de infraestrutura e fortalecer os seus sistemas de abastecimento.
Explicou o secretário.
Segundo o gerente de captação de recursos da Sanepar, Joel de Jesus Macedo, as obras vão melhorar a regularidade no fornecimento de água. Na Grande Curitiba, as principais intervenções serão na rede de distribuição.
Estamos ampliando em 145 km de redes de água para garantir a regularidade do abastecimento. […] Então, tende a melhorar o abastecimento, manter a continuidade, a regularidade e a disponibilidade da água para as famílias.
Declarou o gerente da Sanepar
Além de Curitiba, investimentos também contemplam rede de água de Castro e Rebouças
Os recursos integram um programa maior do Governo Federal, que prevê R$ 672,3 milhões para obras de saneamento em mais de 20 cidades paranaenses.
Além dos R$ 97,8 milhões destinados à Grande Curitiba, o município de Castro, nos Campos Gerais, receberá R$ 49,6 milhões. Já Rebouças, na região Centro-Sul do Estado, contará com R$ 11,6 milhões em investimentos. Como exemplo das obras que serão realizadas nas regiões, o gerente de captação de recursos da Sanepar contou:
Uma nova captação no rio Iapó, com capacidade de 280 litros por segundo, também para ampliar a estação de tratamento de água da Castro. Também é para melhorar a regularidade e continuidade do abastecimento
Contou.
Segundo Marcio Leão, parte das obras já está em andamento. Ele explicou que o financiamento com recursos do FGTS permite o ressarcimento de investimentos iniciados até 18 meses antes da contratação.
Isso possibilita que a companhia já comece a executar os investimentos e, posteriormente, seja reembolsada pelos recursos liberados
Finalizou.
Paraná deve universalizar saneamento até 2029
Além disso, durante o evento, também foi debatido o Marco Legal do Saneamento, que estabelece metas para que o Brasil alcance, até 2033, 99% de cobertura de abastecimento de água e 90% de coleta e tratamento de esgoto.
Segundo Marcio Leão, os investimentos do Ministério das Cidades têm como objetivo acelerar o cumprimento dessas metas. No caso do Paraná, o estado está adiantado em relação ao cronograma nacional.
O Paraná é um estado que já avançou bastante. A previsão é que a Sanepar consiga universalizar o saneamento até 2029
Avaliou
📲 Não perca nenhuma notícia! Siga o Instagram da Banda B e receba as atualizações direto no seu feed. Clique aqui!
📲 O Google pode parar de mostrar o portal Banda B. Clique aqui para ver nossas notícias.