Uma operação contra fraudes em licitações em Bocaiúva do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, cumpriu vinte mandados de busca e apreensão nesta terça-feira (14). Durante a ação coordenada pelo Núcleo de Curitiba do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), uma pessoa foi presa por porte de drogas.
De acordo com o Ministério Público, foram cumpridas ordens judiciais na capital e nos municípios de Bocaiúva do Sul, Colombo, Almirante Tamandaré e Pinhais. As identidades dos suspeitos investigados não foram divulgadas.

“A operação visa desarticular uma associação criminosa voltada à prática de fraudes em licitações públicas no município de Bocaiúva do Sul. Segundo apurado, as ilegalidades vêm sendo praticadas pelo menos desde 2020, e o prejuízo total ao erário apurado até o momento ultrapassa R$ 13 milhões”, disse o órgão.
A investigação apontou que um grupo de empresas ligadas a familiares dos envolvidos vinha sendo contratado pelo município de forma irregular, contrariando a lei. Há indícios de sócios ocultos e de empresas de fachada usadas para prestar serviços terceirizados em áreas como saúde, assistência social e obras públicas.

As ordens judiciais cumpridas nesta terça-feira foram expedidas pelo juiz de garantias de Bocaiúva do Sul. “Por força de sigilo legal determinado judicialmente, não é possível, no momento, identificar os implicados ou fornecer outros detalhes, até que o sigilo judicial seja levantado”, explicou o MP.
A Banda B procurou a Prefeitura de Bocaiúva do Sul, mas não houve retorno até a publicação desta reportagem.