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Uma linha de produtos completa capaz de reduzir perdas e incrementar resultados financeiros: essa é uma estratégia da Caltim Fertilizantes feita para que a empresa se destaque no mercado. O negócio completa oito anos em 2023 e o crescimento é exponencial. A Caltim atua em todas as regiões do Brasil e também no Paraguai.
Com tecnologia e inovação, a empresa costuma investir em soluções com base em ingredientes que são velhos conhecidos do produtor rural, como cálcio, boro, enxofre, zinco, magnésio e fósforo. Todos esses produtos são poderosos em performance se bem utilizados.
A Caltim começou em 2013 quando um protótipo de produto foi aceito no mercado. No entanto, existe de forma estruturada desde 2015.
Em entrevista ao programa ´Negócio Que Deu Certo´ da Rádio Banda B no último sábado (28), Nicolas Ito Trindade, CEO da Caltim, contou que as conversas sobre a criação da empresa começaram quando ele voltou de um intercâmbio na França, em 2012. Nicolas é formado em engenharia e tem 36 anos.
“Fiquei um ano lá (França) e o objetivo era ajudar em uma empresa de pavimentação. Quando voltei do intercâmbio achei que ela não fazia sentido. Eu não conseguiria contribuir com o escopo da empresa e achei que ela não tinha perspectiva de crescimento”
Como tudo começou?
No ano seguinte, a família decidiu entrar no mercado de fertilizantes. O pai de Nicolas, Jair Trindade, já tinha trabalhado com o segmento e, tempos depois, migrou para o calcário. Com isso, a família ingressou em um terreno em Rio Branco do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba.
Um dos triunfos da Caltim, segundo o CEO, está no investimento na disponibilidade imediata dos macrosecundários e micronutrientes para o solo, o que evita a concorrência de grandes players.
“Começo nunca é fácil. Lá atrás era uma montanha russa de emoções. Em um dia você tem recursos no outro você está em crise. Meu pai sempre teve essa veia inovadora dele, só que pecava na capacidade de gerir o negócio. Os negócios começavam muito bem mas nunca conseguiram ser algo longevo. No início foi doloroso porque na época a gente não tinha recurso financeiro para construir aquilo”
Com base em erros e tentativas, a empresa conseguiu iniciar no mercado no final de 2015. “A gente não se contenta com a zona de conforto e o segredo é inovar e trazer o melhor. A gente sempre fica próximo do agricultor e quer ouvir para entender as dores e saber se você é capaz de solucionar. Não é apenas o produto, você precisa estar atento”.
Como vender para todo o Brasil?
Nicolas acredita que pelo Brasil ser continental, essa expansão das vendas é um dos maiores desafios das empresas. “Existe um valor de frete que pesa e eu entendo que estrategicamente falando vai ser necessário estar mais próximo de outras localidades. É possível chegar em Roraima? Sim! Mas dá um trabalho danado. É você fazer que um produto chegue até lá”.
No caso do transporte das mercadorias, Nicolas explica que a Caltim conta com parceiros que podem ajudar nesse processo. A empresa começou as suas atividades com cerca de 20 colaboradores. Atualmente, esse número aumentou em cerca de 10 vezes.
“Um crescimento diferente considerando um setor tradicional de indústria. A gente entende que é só o começo, tem capacidade para muita coisa. Paraguai, por exemplo, é um país agrícola! Ele é diferente da realidade da fronteira. É um país bonito, próspero e sério. Uma oportunidade gigantesca, que está se fortalecendo a cada ano lá. Eles têm uma facilidade enorme de fazer negócios com o Brasil”
Quero empreender, por onde eu começo?
Na entrevista à Banda B, Nicolas destacou que quem quiser empreender precisa perguntar para quem passou pela mesma situação. Na visão dele, não adianta perguntar para quem só tem a teoria, é preciso ter vivenciado na prática.
“Todo empreendedor que dá certo, ele tem que dar um salto no escuro em algum momento da vida. A gente nunca tem certeza apenas coleta o máximo de informações possível e toma uma decisão. E graças a esses erros e acertos baseados nas tomadas de decisões, fomos capazes de nos tornarmos o que somos hoje”
Fábrica em outro estado
Com um mercado dinâmico como o atual, Nícolas conta que a Caltim costuma fazer um planejamento estratégico mais aprofundado de 1 ano e um com premissas de 5 anos. Nesse plano está a construção de mais fábricas em outros estados brasileiros.
“Aprofundar mais para saber a direção correta e olhar para os próximos 10 anos. Crescer muito! Pois nem arranhamos o mercado ainda”
Sobre uma nova fábrica, Nicolas afirma que o objetivo está em ficar mais próximo e atender o máximo de agricultores. “Melhor de tudo é ver o testemunho do produtor, ele defende e entende o que o produto é capaz de fazer na lavoura dele”.
Para o CEO da Caltim, o principal diferencial da empresa está na qualidade do produto.“Não precisa acreditar no meu discurso, faça o teste com o produto e seu solo vai entregar isso. Quando tem essa preocupação da produtividade do início ao fim não tem como dar errado!”, conclui.