A Prefeitura de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), investiga possíveis erros ocorridos no gabarito do concurso, que foi promovido no último domingo (2) e é considerado o “maior da história” já feito no município.

A Banda B foi atrás da prefeitura, que se posicionou por meio de nota oficial. O poder público pontuou que aceitará recursos contra as questões da prova entre os dias 4 e 6 de abril por parte daqueles que se sentirem prejudicados. Ainda afirmou que “não mede esforços para manter a lisura de todo o processo seletivo” – veja nota completa, abaixo.

Fazenda Rio Grande
Sede da Prefeitura de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Foto: Divulgação/Prefeitura de Fazenda Rio Grande

Um candidato, que prestou a prova para uma das vagas disponíveis à Guarda Municipal (GM) e não será identificado, afirmou que os erros prejudicam aqueles que estudaram muito. Ele lamentou a possibilidade de anulação das perguntas que, supostamente, contém respostas erradas.

Eu sou uma dessas pessoas [que estudou muito]. Se eles vierem com a anulação das perguntas, todos, os que responderam certo ou errado, ganharão a mesma nota. Isto acaba prejudicando aqueles que estudaram para este concurso. O gabarito deles, se vocês aprofundarem, está completamente errado. (…) A prova era para ensino médio, mas jogaram questões voltadas ao ensino superior. Então, tem que ter alguém que possa lutar pela gente.

candidato que prestou o concurso de Fazenda Rio Grande no último domingo (2).

Além das respostas erradas no gabarito, os candidatos relatam que a prova estava em um nível maior do que o exigido no edital. Sobre este ponto, Ederson Barbosa Rodrigues, que também prestou o concurso para as vagas à GM, lamentou à Banda B que seus “meses de preparação” possam estar indo por “água abaixo”.

Eles acabaram colocando um nível de dificuldade muito grande na prova, abrindo mão de questões que eles deram para a gente estudar.

Ederson Barbosa Rodrigues.

Ele disse que descobriu as respostas erradas do concurso durante correção da prova junto a um curso, que é voltado à preparação de alunos a diferentes concursos pelo país. O morador de São José dos Pinhais, também na RMC, explicou que os professores deste curso já constatavam uma grande diferença nas respostas, mesmo antes do gabarito preliminar ser divulgado. Ele pede respostas.

Que eles retifiquem o edital, anulando as questões que possuem respostas. Além disso, tinha questões que a ordem das respostas no gabarito foi alterada. Em uma era ‘letra A’, que o professor corrigiu e constatou ser ‘letra A’, e eles [prova] colocaram a ‘letra D’. Isto prejudica demais.

Ederson Barbosa Rodrigues.

Espaço – Prefeitura de Fazenda Rio Grande

Conforme já dito acima, a Prefeitura de Fazenda Rio Grande se posicionou sobre as denúncias dos candidatos por meio de nota. Leia o texto enviado à Banda B, abaixo.

A Prefeitura de Fazenda Rio Grande informa que entrou em contato com o Instituto UniFil, responsável pela aplicação das provas do concurso público realizado no dia 02 de abril, a fim de cobrar e tomar todas as medidas cabíveis em relação à necessidade de retificação do Gabarito Preliminar. Os candidatos que se sentirem prejudicados poderão entrar com recursos de 4 a 6 de abril, conforme consta no Edital. A Prefeitura ressalta que não está medindo esforços para manter a lisura de todo o processo seletivo, assim como, reforça que nenhum candidato será prejudicado. Os candidatos interessados em entrar com recursos podem acessar o link do Edital.

O prazo para interposição dos recursos será de 3 (três) dias úteis, no horário das 8h do primeiro dia até às 23h59min do último dia, ininterruptamente, contados da data de divulgação ou do fato que lhe deu origem devendo, para tanto, acessar o site www.institutounifil.com.br, Concursos em Andamento, página específica do Concurso de Fazenda Rio Grande (se Guarda Municipal acessar ao concurso 001, demais cargos, acessar concurso 002) link Área Restrita do Candidato, e protocolar seu recurso.

Prefeitura de Fazenda Rio Grande.

O concurso

O concurso promovido pela Prefeitura de Fazenda Rio Grande contou com 324 vagas para diversas áreas com destaque para a educação, saúde e segurança. Houve cerca de 35 mil inscrições, o que tornou a prova a “maior da história”.

Após as provas deste domingo, os candidatos devem aguardar a homologação que será divulgada no dia 24 de maio para os cargos sem a segunda fase. A classificação final e a homologação será divulgada no dia 6 de julho, para os cargos que têm segunda fase.

Para o melhor acompanhamento das etapas do concurso, os candidatos podem acompanhar pelos links oficias: pelo Instituto Unifil e para a Guarda Municipal.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Prefeitura de Fazenda Rio Grande investiga possíveis erros ocorridos em gabarito de concurso

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.