As áreas da Saúde e da Infraestrutura serão as prioridades da administração de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), neste ano de 2023. Quem garante é Marco Marcondes, prefeito do jovem município, que completa 33 anos nesta quinta-feira (26).

Fazenda Rio Grande aposta em saúde e infra em 2023: 'Será um ano abençoado', garante prefeito
O prefeito de Fazenda Rio Grande, Marco Marcondes, nos estúdios da Rádio Banda B.
Foto: Banda B.

“2023 será um ano abençoado em Fazenda Rio Grande, afinal esse ano é o ano que terá mais obras em nosso município“,

disse Marcondes, em entrevista ao vivo nos estúdios da Rádio Banda B, no programa Luiz Carlos Martins, na manhã desta segunda-feira (23).

Entre os dois desafios, o prefeito da cidade destaca o anseio da população por um hospital próprio e por unidades de saúde. Atualmente, 90% da população precisa recorrer a municípios vizinhos para receber atendimento médico.

“Temos apenas um 24 horas para atender a cidade inteira, então estamos fazendo um pacote enorme de obras e ações, para melhorar esses dois segmentos”, diz Marcondes.

Hospital 24 horas

O prefeito conta que um convênio com o governo do Paraná foi assinado para a construção de um hospital 24 horas. Como é um processo demorado, foi iniciada nesta segunda-feira a reforma da atual unidade 24 horas, para que a população não precise pegar a estrada por tratamento médico.

“Vou ampliar a capacidade de atendimento e também da forma como a população fica lá. A gente vai colocar poltronas adequadas, um ambiente climatizado, com ar-condicionado. Um ambiente saudável e aconchegante, para que as pessoas fiquem lá de forma confortável”,

afirma Marcondes.

Marcondes revelou ainda que mais de 200 pessoas vão, por exemplo, fazer fisioterapia em São José dos Pinhais. Ele contou que, a partir de fevereiro Fazenda Rio Grande terá sua própria clínica de fisioterapia, com capacidade para 2.600 atendimentos por mês.

Cirurgias de baixa e média complexidade

Para aproximar o atendimento da população, o prefeito de Fazenda Rio Grande adiantou na entrevista para a Banda B que foi iniciado um planejamento para que ainda este ano sejam ofertadas cirurgias de baixa e média complexidade, assim como da implementar de especialidades no Hospital Nossa Senhora Aparecida, que hoje funciona como maternidade.

“Temos capacidade para ter quase 80 leitos e temos somente 19 ativos, usados como maternidade. Vamos usar toda a capacidade. No primeiro semestre, não é promessa, a gente vai ter um hospital de verdade lá”, garante Marcondes.

O prefeito falou ainda sobre a implementação de Unidades de Terapia Intensiva (UTI); investimentos de grandes indústrias, que deverão gerar milhares de empregos na cidade; e melhorias do terminal de ônibus do transporte coletivo.

Ouça abaixo à entrevista na íntegra:

33 anos de Fazenda Rio Grande

O município de Fazenda Rio Grande completa 33 anos nesta quinta-feira. Ele foi fundado em 26 de janeiro de 1990, tem hoje cerca de 170 mil habitantes e é considerada a 10ª maior cidade do Paraná.

Para celebrar a data, o município prepara uma grande comemoração, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Fazenda Rio Grande (Codef). De 27 a 29 de janeiro, o Parque Multieventos vai receber uma intensa programação de música, gastronomia, apresentações automobilísticas, ações de esporte e parque infantil.

Marcondes informou ainda que na sexta (27), serão anunciadas muitas novidades para a população.