Criada em setembro de 2017, a Escola de Dança de Pinhais foi inaugurada para proporcionar acesso à cultura através de aulas de diversas modalidades. Visando desenvolver conhecimento e produções artísticas, em um amplo complexo que abriga estúdios de dança, salas administrativas e vestiário, o espaço conta hoje com, aproximadamente, 500 alunos.

escola de dança de pinhais (1)
Foto: Divulgação Prefeitura de Pinhais

A diretora de Cultura do município de Pinhais, Haline Siroti de Oliveira Andruszewicz, explica sobre as danças ofertadas, com destaque para o ballet – que é a modalidade mais procurada.

“O trabalho da dança em Pinhais iniciou com projeto de ballet, mesmo antes de a gente ter a Escola. Depois que foi construída a Escola em 2017, a gente permaneceu com o projeto de ballet e abrangeu outras áreas da dança. Nós temos o ballet adulto e infantil, a dança de rua, o jazz, a dança do ventre e a dança indiana”, detalhou.

Segundo a diretora, para ingressar na turma de ballet é preciso passar por um teste.

“O ballet nós fazemos uma seletiva sempre ao final do ano, com uma provinha para que os alunos possam ser aprovados e iniciar as aulas. As turmas das outras danças são feitas por faixa etária. Temos as turmas de manhã, tarde e noite. Geralmente as turmas da noite são para adultos e o ballet são por etapas”, disse à Banda B.

Francielle Meira foi aluna da escola por onze anos e hoje é professora de ballet. Ela fala sobre o aprendizado, que foi totalmente gratuito.

“Eu comecei aos sete anos e sai aos 18 anos. Foram onze anos de estudo aqui na Escola de Dança de Pinhais com a professora Luciana e os estagiários. Comecei lá na Escola José Brunetti Gugelmin, em seguida viemos para o Ginásio Tancredo de Almeida Neves. Eu fiquei todo esse tempo dançando antes de começar como professora. Ingressei como professora em 2020, no retorno da pandemia, e estou aqui até hoje”, contou.

As aulas são gratuitas. Os alunos precisam apenas adquirir as roupas e acessórios de acordo com a dança escolhida. Caso seja comprovado não ter condições financeiras, a Escola providencia o material.

A Escola de Dança de Pinhais já revelou muitos talentos para a dança em nível nacional.

“Tem a Fabrícia Marques, a Cristiele Pereira que passoaram por aqui. Também temos várias alunas que se tornaram professoras, inclusive algumas aqui conosco. Já fizemos várias apresentações no Teatro Guaíra. Ano passado nós enchemos a casa com 2 mil pessoas”, detalhou a diretora.

A Escola de Dança de Pinhais funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações no telefone (41) 99197-3347.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Escola de Dança de Pinhais proporciona acesso à cultura a mais de 500 alunos de forma gratuita

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.