Famílias que dependem do atendimento dos CMEIs (Centro Municipais de Educação Infantil) em Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba, cobram a retomada do horário normal de funcionamento, restrito desde o início da pandemia.

Crianças ficam apenas 3 horas em creches de Fazenda Rio Grande e mães relatam que não conseguem trabalhar
Foto: divulgação Fazenda Rio Grande

Atualmente, segundo o relato das famílias ouvidas pela Banda B, as crianças, em especial aquelas menores de 2 anos, ficam apenas 3 horas nas creches. No turno da manhã o horário é das 8h às 11h e à tarde das 13h às 16h.

As famílias cobram a retomada do período integral uma vez que os protocolos sanitários de enfrentamento à pandemia foram revistos a cada novo cenário, assim como a capacidade de atendimento nas unidades hospitalares e o monitoramento diário dos indicadores. Diante de uma estabilização, segunda as famílias, o período integral já poderia ter sido oferecido.

A Taís Dias tem um filho de 1 ano e 6 meses. Há meses ele fica no CMEI por três horas no período da manhã. Ela conta que aguarda a retomada para poder trabalhar.

“Ele fica das 8h às 11h apenas, sendo que já era para ter voltado ao normal, ficar das 8h até as 17h. A gente não consegue trabalhar, não consegue uma estabilidade, porque a gente está dependendo do horário do CMEI”, disse.

Outra mãe que procurou a Banda B para registrar o transtorno é a Geovana. Ela disse que a filha passou pelo período de adaptação, quando o período é menor, e que desde então aguarda para poder deixá-la no período integral. A situação prejudica o orçamento familiar, uma vez que para trabalhar ela precisa da ajuda de duas babás.

“Eu na verdade pago duas babás, uma para pegar minha filha às 11h e outra para ficar com ela no período da tarde. A única resposta que temos da prefeitura e do Cmei e que eles estão fazendo isso por causa da pandemia”, lamentou.

A Banda B também recebeu a reclamação da Angela, que tem um filho de 1 ano e 9 meses. Ela contou que as famílias tentam uma solução junto à Secretaria Municipal de Educação, mas que encontram dificuldade até no contato telefônico.

“A gente liga e eles não atendem. Disponibilizaram para a gente três números e só um funciona, mas ninguém atende. As outras mães estão bem preocupadas. Tem mãe perdendo emprego, porque não dá para ser três horas apenas. Quem consegue emprego assim?, questionou.

Versão da Prefeitura da Fazenda Rio Grande

A Banda B procurou a assessoria de imprensa da Prefeitura de Fazenda Rio Grande e foi orientada a fazer contato diretamente com a Secretaria Municipal da Educação. Já uma fonte ouvida pela Banda B e que trabalha em um Cmei informou que há expectativa da retomada do período integral na próxima quinta-feira (17). A restrição no atendimento, segundo ela, teria partido da própria Secretaria Municipal de Educação.

Após publicação de matéria no Portal Banda B, o secretário municipal de Educação de Fazenda Rio Grande, Ednelson Sobral, entrou em contato com a reportagem. Ele afirmou, por exemplo, que está em início de trabalho na pasta, mas que acredita que o CMEI precisa funcionar ao longo de todo o dia. “Primeiramente, é bom salientar que eu reassumi a secretaria, hoje é apenas meu terceiro dia de trabalho, então o passivo é da gestão anterior. Quando nós chegamos na secretaria, encontramos um cenário bastante conturbado no que diz respeito a oferta de vagas no CMEI. Eu tenho a clareza, sou professor e já fui secretário durante 10 anos aqui em Fazenda Rio Grande. Sabemos que é nos CMEIs onde as famílias e, principalmente, as mães deixam os filhos para poder trabalhar, e assim entendemos que o espaço tem que funcionar o dia todo.

Segundo o secretário, a pasta já está tomando medidas para o atendimento integral. “A dificuldade que estamos enfrentando agora é a da falta de professores. Nós herdamos a secretaria sem concurso publico vigente e estamos fazendo um PSS para a contratação de professores para sanear a defasagem de servidores na rede. Eu acredito que ainda no mês de março, todas as nossas unidades vão atender integralmente. Não adianta as crianças ficarem somente meio período, que isso não irá satisfazer as necessidades das famílias. O nosso compromisso é de ainda no mês de março todos os CMEIs de Fazenda Rio Grande estarem abertos e fazendo o atendimento integral das crianças”, concluiu.