A Valmet, multinacional finlandesa instalada em Araucária (PR), participou de um mutirão para revitalizar o Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado em Transtorno Global do Desenvolvimento (CMAEE-TGD). A instituição localizada na cidade da Região Metropolitana de Curitiba é voltada a alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), conhecido como autismo. Atualmente, o centro atende cerca de 275 crianças e estudantes com foco exclusivamente pedagógico e a ação faz parte de um conjunto de ações da prefeitura para dar o suporte necessário a esses alunos no ensino regular (educação infantil e ensino fundamental).
Líder em soluções para indústrias dos segmentos de papel, celulose, energia e sistemas de automação, a Valmet arrecadou fundos e contou com a colaboração de dezenas de voluntários na primeira etapa da revitalização, que consistiu em preparação para pintura e pintura em geral. A segunda etapa da ação foi realizada no final de setembro, nos dias 29 e 30 de setembro, em parceria com a Incorporadora Elio Winter, e englobou uma revitalização geral de todos os espaços, incluindo pequenos reparos. A Valmet ainda doou dez notebooks para o CMAEE com o objetivo de facilitar o acesso ao conhecimento com ferramentas de comunicação adequadas.
“Como parte do contínuo compromisso e engajamento de renovação e desenvolvimento dos principais indicadores de ESG, a Valmet promove o desenvolvimento econômico e social das comunidades vizinhas às nossas operações. Contribuir com a educação também faz parte desse compromisso com a responsabilidade social. Reformar um centro educacional tão importante como esse, que trabalha com formação continuada, e em uma região tão importante do Paraná, é também fomentar o desenvolvimento da população que ali reside, principalmente os jovens”, explica o diretor de Estratégia, Qualidade e Marketing da Valmet na América do Sul, Pedro Paciornik.
A iniciativa contou com o apoio de 14 colaboradores da Valmet, além dos funcionários da escola, pais dos alunos, e ainda recebeu doações das empresas Tintas Darka, Loja Matergi e Sodexo. Cada entidade doou materiais como tintas, rolo de pintura, fita crepe e lixa, além de alimentos para a equipe que participou da ação.