Um casal de idosos conhecido por ajudar mais de 100 animais vivendo em um barraco na cidade de Almirante Tamandaré, Região Metropolitana de Curitiba (RMC), ganhou um novo lar, nesta quinta-feira (6).

A ação foi possível após a mobilização de organizações não governamentais (ONGs) ligadas à defesa dos direitos dos animais, que conheceram a história da dupla, de 55 e 70 anos, em novembro do ano passado.

Almirante Tamandaré
Casal de idosos conhecido por ajudar mais de 100 animais vivendo em barraco ganha novo lar. Foto: Colaboração/Banda B

Adriana Xica, protetora de animais, relembrou, durante entrevista à Banda B, o momento que as ONGs chegaram até o casal. Inicialmente, um policial militar, que é membro de um destes grupos e costuma arrecadar ração, e demais alimentos, a pessoas, que possuem pets, mas estão em condição de vulnerabilidade, ouviu a história do idoso, que tinha o hábito de andar pelas ruas de Almirante Tamandaré e pedir ajuda para alimentar mais de 100 animais.

Segundo Adriana, a necessidade do idoso, durante aquele mês, era urgente.

Lá fomos nós dois juntos, até Almirante Tamandaré, e, chegando lá, conhecemos uma realidade… pessoas vivendo em condições sub-humanas, praticamente vivendo em uma caverna com, pelo menos, 100 animais. Muito triste o que vimos, embora tenhamos constatado que ali sobrava amor. O afeto, carinho, os cuidados com aqueles bichinhos, por parte daquele casal simples, nos tocou. A gente resolveu sair de lá e fazer algo por eles.

Adriana Xica, protetora de animais.

Em dezembro do ano passado, o Portal Banda B noticiou a campanha realizada para ajudar Maria e Henrique, o casal de idosos. A causa também foi abraçada pelo, hoje, deputado federal Matheus Laiola (União), que, enquanto delegado titular da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), se tornou conhecido por defender o direito dos animais na Grande Curitiba.

Juntos, as ONGs e o deputado organizaram uma feijoada beneficente, que aconteceu no dia 17 daquele mês. Os recursos obtidos com a ação foram completamente destinados ao casal, possibilitando-os a terem mais condições de viver bem e cuidar dos animais de forma digna.

O valor da feijoada, junto com outras ações, fez com que a gente pudesse construir esta casinha, que foi entregue ontem. Eles vão poder viver agora com dignidade. Terão mesa com cadeiras para sentar, tomar um café digno. Chuveiro para tomar banho, cama para dormir.

Adriana Xica, protetora de animais.

Além disso, as ONGs, e o grupo Paraná Contra Maus Tratos, que possui a liderança de Laiola, pretendem realizar divisões no terreno onde mora o casal em Almirante Tamandaré para dar mais espaço aos animais.

Eles vão ganhar ração. A prefeitura resolveu entrar e fazer a parte deles com um veterinário e castrar os animais. Ontem foi um dia espetacular, com a entrega desta casinha.

Adriana Xica, protetora de animais.

Caso tenha se sensibilizado com a história deste casal e queira ajudar, entre em contato com o número (41) 9 9169-7495, via WhatsApp, para receber outras informações sobre a melhor forma de auxílio.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Casal de idosos conhecido por ajudar mais de 100 animais vivendo em barraco ganha novo lar

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.