O Corpo de Bombeiros confirmou, no final da tarde desta quinta-feira (14), que as buscas por vestígios das vítimas da explosão em uma fábrica de explosivos, em Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba, terão continuidade nesta sexta-feira (15).

EXPLOSÃO-FABRICA-QUATRO-BARRAS-3
Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Segundo o tenente Marcelo Silva, a gravidade do evento fez com que os vestígios se espalhassem por uma ampla área, o que exige um trabalho minucioso das equipes. As equipes encontraram 338 vestígios. A identificação das vítimas pode demorar até dez dias.

“Devido à gravidade do evento, os vestígios se distribuíram por uma área relevante e há uma necessidade, principalmente na região onde ocorreu a explosão, que a gente realize um trabalho manual, de ‘formiguinha’ mesmo. São 30 pessoas trabalhando para que a gente possa encontrar o maior número de vestígios”, explicou, em entrevista à RICtv.

O objetivo principal é localizar restos mortais das nove vítimas que estavam no local no momento da tragédia.

“A gente precisa garantir que encontre os vestígios das nove vítimas que estavam no local. Nós precisamos ter a certeza de que todas as áreas foram inspecionadas”, reforçou o oficial.

A explosão ocorreu em uma unidade de produção de reforçadores de explosão. De acordo com o tenente, a estrutura possuía barreiras naturais para minimizar os impactos.

“Essa edificação era protegida no seu entorno. Existia uma grande quantidade de morro para, justamente, em um evento como esse, concentrar a explosão para cima, minimizando essa onda de choque”, detalhou Silva.

Ainda não há previsão para o encerramento dos trabalhos dos bombeiros.