A prefeita de Pinhais, Rosa Maria (Republicanos), começou o dia, nesta quarta-feira (20), de maneira especial. Com uma extensa agenda, saiu cedo de casa com vários motivos para comemorar os 32 anos do município da Região Metropolitana de Curitiba, que comanda desde 2020. Professora por mais de 30 anos, tanto no ensino fundamental quanto médio, Rosa Maria cumpre seu primeiro mandato como prefeita com aprovação de 81,5% da população, segundo pesquisa conduzida pelo Instituto Paraná Pesquisas no final de 2023.

rosa-e-luiz
Luiz Carlos Martins conversa com a prefeita Rosa Maria na Banda B – Divulgação

Nesta terça-feira (19), a prefeita veio até os estúdios da Rádio Banda B e conversou ao vivo com o radialista Luiz Carlos Martins. Ouviu e repetiu o bordão “Oi, Oi, Gente Querida! A conversa começou com Martins perguntando a prefeita sobre a profissão que exerceu a vida toda.

“Passei mais de 26 anos dando aulas tanto para ensinar a ler quanto para preparar jovens pro vestibular. Tenho um orgulho muito grande e sei da importância que tem o professor na formação da sociedade. O professor precisa ser valorizado, ter bom salário, boas condições de trabalho, de carreira e contar com todo suporte do poder público e das famílias na rotina escolar”,

Prefeita Rosa Maria

Rosa Maria falou também como é ser uma prefeita mulher em meio a tantos homens no cargo. “É uma responsabilidade ainda maior e você precisa trabalhar o dobro pra mostrar que pode. A vantagem é que em Pinhais, há algum tempo as mulheres ocupam espaços de poder e já melhorou bastante”, disse.

rosa-maria

Conquistas

Entre as conquistas à frente da prefeitura, a prefeita destaca a iluminação pública. Nos últimos anos, a prefeitura municipal já substituiu 68% das antigas luminárias por modernas lâmpadas de LED, de melhor qualidade e mais econômicas. São 9.016 pontos de iluminação pública com essa tecnologia, nos bairros Maria Antonieta, Pineville, Atuba e Alto Tarumã. A meta é atingir 100% ainda este ano.

A estimativa é que a economia de energia possa chegar aos 25%.

“Hoje, todos os bairros têm ruas com LED e temos o compromisso de até o segundo semestre completarmos a iluminação com LED em 100% de Pinhais. É uma questão de segurança pública, que favorece o meio ambiente e ajuda até na saúde emocional dos moradores de caminharem por ruas bem iluminadas”, afirmou a prefeita.

Na conversa com Luiz Carlos Martins, Rosa Maria falou da alegria dos idosos que frequentam o Centro de Convivência e praticam várias atividades.

“A atração principal é a piscina. Todos adoram. E o bom é que praticamente zeramos a fila de espera. É a prova de que envelhecer com qualidade de vida vale muito a pena (…) É comum ouvir assim: ‘Prefs, to indo pra hidr´É ou não é lindo isso?”

Rosa Maria

Novo Complexo Esportivo

A partir do próximo sábado, dia 23, a prefeita contou que o Parque das Águas vai ganhar outro atrativo: um anexo com 120 mil m², contendo um complexo esportivo com quadras de Basquete, Futsal, Futebol, Tênis e Vôlei de areia. Na mesma área foi construído um Boulevard (uma grande avenida calçada e arborizada) com mais de 4.300 m², que vai receber feiras e outros eventos, um espaço Pet Friendly com Parcão com 433m², bicicletário, pista de pump track, espaço para slackline, redários, banheiros e um amplo estacionamento.

“É a segunda fase do Parque das Águas. Um espaço feito para a família de Pinhais, com muito colorido num espaço lindo que se forma com as lagoas ao fundo. É nosso cartão de visita ainda mais bonito”.

Na conversa com Luiz Carlos Martins, Rosa Maria também falou sobre o Programa Bolsa Creche, que nos últimos dois anos, quase triplicou o número de crianças atendidas. A prefeita respondeu ainda sobre a saúde, reforçada com os mutirões que beneficiaram mais de 38 mil pessoas e reduziu mais de 43% da fila de espera por consultas e exames.

luiz-e-rosa-maria
Radialistas Marcelo Ortiz, Luiz Carlos Martins, a assessora Ana Paula e a prefeita Rosa Maria

“Mas ainda temos muitos desafios na área da saúde e estamos trabalhando pra melhorar sempre. No momento, a procura nas UPAs praticamente dobrou em razão dos casos de Covid, que voltaram a subir, além dos casos de dengue, mas o que posso garantir é que nosso quadro de médicos está completo e que estamos muito atentos em relação a esse tema”.

Por fim, a prefeita de Pinhais falou sobre a ‘Muralha Digital’, que completa um ano de funcionamento neste mês de março. O serviço de inteligência integra aproximadamente 700 câmeras ao sistema da Guarda Municipal, vinculada à Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Seset). Desde o início de sua utilização, até março deste ano, a corporação já recuperou mais de 70 veículos com alerta de furto e roubo adentrados no município.

“Segurança é fundamental e a Muralha Digital faz parte do programa Pinhais Mais Segura, um conjunto de ações de segurança pública que implementamos em 2022. Hoje, quando um veículo furtado entra em nossa cidade, imediatamente sabemos da ocorrência e a Guarda é acionada. O cidadão sabe que está mais seguro hoje com este monitoramento”, finalizou.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Com aprovação de 81%, prefeita Rosa Maria celebra as conquistas de Pinhais no aniversário de 32 anos

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.