O aposentado Antônio Silva, de 68 anos, viveu um misto de emoção e alívio nesta semana. Um dos seus cães, Amigo, foi finalmente encontrado em um terreno abandonado em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, após mais de 40 dias de busca.
Antônio, que havia viajado do Acre até a capital paranaense em busca de seus companheiros, comemorou o reencontro, mas ainda sofre pela ausência de Fiel, que continua desaparecido.
“Eu agradeço muito a atitude dele. Estou um pouco aliviado. Totalmente ainda não, porque falta o outro”, desabafou o aposentado, em entrevista à repórter Thais Travençoli, da Ric RECORD, referindo-se ao homem que encontrou Amigo e entrou em contato para devolvê-lo.

Relembre o caso
A história começou no dia 11 de setembro, quando Antônio deixou seus dois cachorros sob os cuidados de um vizinho em Curitiba antes de viajar ao Acre. Ele pagou R$ 2,5 mil para que o homem cuidasse dos animais e comprasse novas caixas de transporte, já que as anteriores não atendiam às normas da companhia aérea.
Durante as primeiras semanas, Antônio ainda recebia notícias e fotos dos cães, mas, com o passar dos dias, o contato foi interrompido. Desconfiado, ele decidiu voltar de carro do Acre até Curitiba, uma viagem de cinco dias que custou mais de R$ 10 mil.
Ao chegar, descobriu que Amigo e Fiel haviam desaparecido e que a história contada pelo vizinho não batia com a realidade.
“Voltei com meu filho e um amigo para tentar resgatá-los. O vizinho dizia que estavam em uma chácara na Lapa, mas ninguém lá conhecia ele”, relatou Antônio, na época.
O caso foi registrado na Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente. Segundo o delegado Guilherme Dias, o vizinho mentiu sobre o paradeiro dos cães, e a polícia segue investigando se houve crime de maus-tratos ou abandono.