A cidade de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), decretou, na quinta-feira (11), situação de emergência em razão da dengue. A decisão foi tomada considerando o aumento de casos de dengue na cidade. Piraquara, inclusive, registrou no começo de abril a primeira morte pela doença, de uma mulher de 30 anos.

piraquara-situacao-emergencia-dengue-2024
Foto: Prefeitura de Piraquara.

A partir do decreto, a prefeitura vai buscar intensificar as medidas de prevenção e de fiscalização para o controle do mosquito junto à população. As equipes de Agentes Comunitários de Endemias receberão reforço dos Agentes Comunitários de Saúde e, quando necessário, equipamentos e contingente de outras secretarias municipais.

Entre outras ações, o decreto permite que a prefeitura tenha maior poder de fiscalização, ou seja, quando necessário as equipes devidamente identificadas poderão entrar em casas fechadas, abandonadas, ou em locais que sejam identificados possíveis focos e o proprietário não autorize a vistoria.

Agora, os moradores que forem notificados e não cumprirem com as orientações, serão multados, e caberá a Prefeitura de Piraquara, por meio das suas diferentes equipes, realizar a fiscalização quanto ao cumprimento.

Dengue em Piraquara

No último boletim epidemiológico, da primeira semana de abril, Piraquara registrou mais de 100 casos confirmados de dengue. O número é o dobro de casos em relação ao mesmo período do ano passado.

A primeira morte pela doença na cidade em 2024 – que foi também a primeira morte na região de Curitiba – foi de Dayana Francielle dos Santos. A mulher foi diagnosticada com dengue e, em poucos dias, foi levada até a Unidade de Pronto Atendimento da cidade após sentir dores no peito, mas não resistiu.

A morte de Dayana gerou comoção nas redes sociais. Moradora do bairro Guarituba, a mulher deixou duas filhas: uma de um ano e seis meses e outra de 14.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Após morte, Piraquara decreta emergência pela dengue e moradores podem ser multados

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.