Foto: EBC

 

A execução dos hinos Nacional e de Curitiba, uma vez por semana, pode se tornar obrigatória nas escolas municipais. É o que prevê projeto será discutido na próxima segunda-feira (19), na Câmara Municipal.

De iniciativa do vereador Rogério Campos (PSC), a proposição pretende alterar a lei municipal 10.536/2002, para aumentar a frequência da execução do hino de Curitiba – atualmente mensal. Os hinos Nacional e da Bandeira já devem ser executados, respectivamente, mensal e bimestralmente.

O projeto também aponta como deverá ser a atividade: alunos em fila no pátio, posição de sentido, com a distância ajustada entre si e sem o uso de bonés, chapéus, lenços na cabeça e afins. Para Campos, é importante “reacender a chama cívica e o patriotismo” dos estudantes da rede pública municipal, “desde a infância”.

Se aprovada pelos vereadores e sancionada pelo prefeito, a norma deverá ser adotada 30 dias após sua publicação no Diário Oficial do Município (DOM) – o prazo é o mesmo nos dois substitutivos.