O Gaeco (Grupo de Atuação de Combate ao Crime Organizado), do Ministério Público do Paraná (MP-PR), cumpre, nesta terça-feira (6), 19 mandados de busca e apreensão — sendo um deles no gabinete de um vereador da cidade de Ponta Grossa, região dos Campos Gerias do Paraná. O alvo seria o vereador Celso Cieslak (PTB) que, por determinação judicial, foi afastado das funções até a conclusão das investigações.

Foto: Arquivo JM.

Os promotores do Gaeco e policiais também estão numa empresa e na residência dos alvos — inclusive do vereador. O objetivo é apreender celulares, computadores e documentos.

A investigação, conta uma fonte do Blog Politicamente, teria começado em novembro de 2022 quando um vereador disse que teria recebido uma oferta em dinheiro para alterar o relatório de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que tramitava na Câmara de Vereadores.

A CPI investigava o sistema de saúde no município. O Gaeco investiga a atuação de uma organização criminosa composta por agentes políticos, servidores públicos e empresários, voltada à prática dos crimes de fraude a licitações, tráfico de influência, corrupção ativa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Leia a matéria completa no Blog Politicamente, parceiro da Banda B.