O Tribunal Regional Eleitoral decidiu na tarde desta quarta-feira (11), por unanimidade, manter a inelegibilidade da candidata do PT à prefeitura de Jacarezinho, Norte do Paraná,  Valentina Helena de Andrade Toneti, a Tina Toneti.

O TRE julgou o recurso da candidata do PT e, por 3 votos a 0, manteve a decisão da Justiça Eleitoral de Jacarezinho, que era pelo indeferimento do registro de candidatura.

Tina Tonetti – Divulgação

A impugnação foi pedida pelo Ministério Público Estadual por enquadramento na Lei do “Ficha Limpa” (LC 64/90), após ter o balanço das contas do ano de 2008 de quando era prefeita ser reprovado pelo Tribunal de Contas do Estado, além de “Abuso de Poder” (LC 64/90).

À época a prefeitura de Jacarezinho, segundo o MPPR, Tina gastou praticamente o dobro em publicidade institucional no comparativo à média dos outros três anos de seu mandato – o que é proibido por lei para inibir a promoção política com recursos públicos.

Mediante os gastos excessivos em ano eleitoral, os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná (TCE/PR) emitiram parecer pela reprovação do balanço de 2008 da prefeitura de Jacarezinho, o que foi ratificado posteriormente pela câmara de vereadores. Como consequência Tina Toneti passou a ser enquadrada pela lei do Ficha Limpa.

Defesa

A Banda B entrou em contato com a assessoria de Tonetti, por e-mail, e aguarda retorno. O espaço está aberto.

*com informações do Portal Cidade de Jacarezinho